A Academia de Verão da UA regressa esta semana para uma nova edição.
Com dois períodos, o evento de acolhimento e mostra da UA a alunos do secundário tem uma primeira edição a decorrer até final desta semana e uma segunda de 14 a 19 de julho.
Na Academia de Verão de 2019 estão inscritos 460 alunos, sendo 298 do ensino secundário e 162 do 5º ao 9º ano de escolaridade. O programa inclui agora um dia, a meio de cada uma das semanas um dia de atividades lúdicas dedicadas a experienciar como é viver na UA.
Assim, são dois os programas para alunos do 5º e 6º anos, sete para alunos do 7º ao 9º ano e 17 para os jovens do 10º ao 12º ano de escolaridade.
Para além do aumento do número de programas, aumentou também (em três) o número de autarquias parceiras. Juntam-se, assim, as câmaras municipais de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Vila Velha de Ródão.
A iniciativa paralela Academia Solidária, dedicar-se-á, nesta edição, a reunir fundos para doar à Operação Nariz Vermelho, https://www.narizvermelho.pt/. Basta comprar, juntos da equipa organizadora da Academia de Verão, os caraterísticos narizes vermelhos a troco de dois euros.
A conferência com um cientista de renome em parceria com o American Corner Portugal (programa da Embaixada dos EUA em Lisboa), este ano, decorre a 12 de julho, às 16h00, no auditório Renato Araújo (Reitoria). A convidada é Catherine Havasi, especialista em inteligência artificial no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, e a sessão intitula-se “An introduction to practical natural language processing”.
Catherine Havasi é também CEO da Luminoso, empresa que usa inteligência artificial, processamento de linguagem natural e “machine learning” para analisar dados não estruturados, como transcrições de “chat”, avaliação de produtos e respostas abertas em inquéritos e em mensagens de e-mail.
foto: UA