Durante este mês, a equipa do Plantar o Futuro regressa a Estarreja com a comunidade académica da Universidade de Aveiro para a plantação de cerca de 1000 árvores.
As ações de plantação decorrem amanhã, dia 18, na margem do Rio Antuã junto ao Parque da Cidade, e no próximo sábado (25 de março), no Esteiro de Canelas.
O projeto teve início em 2018 e até à data foram plantadas em Estarreja mais de 3400 árvores e arbustos autóctones.
Este ano, o projeto Plantar o Futuro vai focar-se na melhoria ambiental das margens dos cursos de água do Concelho de Estarreja.
A Associação Agora Aveiro desafiou uma vez mais os alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro a adotarem 1000 árvores e arbustos autóctones que serão plantados no Ribeiro de Canelase e em Estarreja, no Rio Antuã.
Para além da plantação de árvores e arbustos autóctones, há outra ação de combate à perda de vegetação nativa, que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies exóticas invasoras.
Para tal, os voluntários vão proceder ao arranque e descasque de acácias e remoção de erva-da-fortuna e erva-das-pampas - grandes ameaças à flora e fauna local.
Além da ameaça à biodiversidade, estas espécies invasoras são também obstáculos ao fluxo da água no período de inundações.