A quarta edição da reunião anual de Presidentes Mutualistas, organizada pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), decorre no Luso e vai falar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.
António Costa e Silva, Coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, é um dos oradores convidados.
Marcado para este sábado, 29 de janeiro, o evento, no Grande Hotel de Luso, na Mealhada, decorre sob o mote "Caracterização do Movimento Mutualista e Oportunidades de Desenvolvimento”.
Partindo deste ponto, será analisado um estudo, realizado pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa para a UMP, que faz o retrato do movimento mutualista, não só a nível nacional, como global.
É ainda de salientar a sessão de autógrafos e entrega do mais recente livro editado pela União das Mutualidades Portuguesas, “História do Mutualismo nas Ex-Colónias Portuguesas”.
Estarão presentes ambos os autores, Joana Dias Pereira e Rui Henriques, que estiveram também por trás da investigação adaptada ao papel, “Origens do Mutualismo em Portugal”, publicada no ano passado pela instituição.
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP), constituída em 1984, é uma associação mutualista de grau superior, que representa o movimento mutualista português e congrega Associações Mutualistas nacionais.
Segundo o Inquérito ao Setor da Economia Social (INE, 2018) as associações mutualistas portuguesas representam mais de um milhão de associados (1.084.363 pessoas singulares e 46.123 pessoas coletivas equiparadas) e concedem benefícios a mais de 2.5 milhões de pessoas.
Prosseguem fins de saúde (hospitais, clínicas, farmácias sociais, óticas, etc) e previdência social (benefícios complementares de segurança social) e atuam em áreas como a assistência social (lares, centros de dia, serviços de apoio domiciliário, universidades seniores, creches e jardins de infância, etc), habitação, formação profissional, turismo social, cultura e lazer e funerária, entre outras.