Luís Pato assina o “Vinho do Ano” sendo um dos grandes vencedores dos “óscares” do vinho e gastronomia.
O produtor da bairrada foi distinguido na entrega de prémios anual.
A Revista de Vinhos acaba de revelar os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2024”, numa celebração única que encheu a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O “Vinho do Ano” é obtido pelo produtor e enólogo Luís Pato, a partir de uma vinha pré-filoxérica da casta Baga (Luís Pato Pé Franco das Valadas 2020) é um tinto de acidez pronunciada, delicado e equilibrado, com grande potencial de evolução.
O enólogo João Nicolau de Almeida, que esteve 40 anos ligado à Ramos Pinto até arrancar o projeto familiar da Quinta do Monte Xisto, igualmente no Douro, foi eleito “Personalidade do Ano no Vinho”, em reconhecimento pelo trabalho ímpar promovido naquela região durante estas últimas décadas.
António Montenegro Fiúza foi considerado “Personalidade do Ano no Brasil” na sequência do apoio prestado à divulgação das empresas portuguesas naquele mercado, bem como pela facilitação de intercâmbios de investimentos entre atores dos países irmãos, incluindo nas áreas do vinho, da gastronomia e do enoturismo.
Realizados desde 1996, “Os Melhores do Ano” são tidos pelo setor como os “óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal.
São ainda o destaque da edição de fevereiro da Revista de Vinhos, já em banca.