Ílhavo e Aveiro celebram Dia dos Arquivos.

Ílhavo e Aveiro celebram Dia Internacional dos Arquivos.

Semana com programa alusivo ao tema e que em Ílhavo surge sob o mote "Pont(e)s de Acesso 2025".

Semana de 9 a 14 de junho é dedicada à descoberta, valorização e divulgação do património documental do concelho.

Promovido pelo Centro de Documentação de Ílhavo (CDI), o evento inclui atividades para diferentes públicos, desde visitas guiadas, jogos pedagógicos, lançamento da Hemeroteca Digital de Ílhavo e um Seminário sobre o património arqueológico e histórico.

Sob o mote "Município de Ílhavo: legado ou criação?", a programação pretende estabelecer pontes, veiculando o arquivo, a informação e o conhecimento sobre o município junto da comunidade.

Um dos pontos altos da Semana dos Arquivos é o Seminário “O Concelho de Ílhavo: legado ou criação?”, agendado para 14 de junho, sábado, entre as 14h30 e as 18 horas.

Durante a tarde estarão em destaque temas como “Os arquivos municipais e a preservação, divulgação e consolidação da História, Identidade e Património locais; “A história do município de Ílhavo a partir de artefactos arqueológicos”; “Ílhavo: novos documentos da sua história” e “Portas e pontes para o passado. Construir a história do concelho através de documentos modernos e contemporâneos”.

Ao final da tarde realiza-se uma visita explicativa aos artefactos arqueológicos e documentação.

Outro ponto alto da Semana dos Arquivos é a apresentação da Hemeroteca Digital de Ílhavo.

A sessão decorre no dia 13 de junho, sexta-feira, às 18 horas, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, num momento aberto à comunidade, que contará com a presença do jornal “O Ilhavense”, da Associação Quinto Palco e da equipa do CDI.

A edição 2025 do "Pont(e)s de Acesso inclui, ainda, visitas guiadas, esta segunda, ao Centro de Documentação de Ílhavo, abertas a toda a comunidade.

Sob o mote “O Arquivo do Avesso”, estas visitas permitem conhecer de perto o espólio existente, o trabalho técnico desenvolvido e os principais projetos em curso.

As visitas realizam-se das 10h00 às 11h30 e das 14h30 às 16h00.

A Semana dos Arquivos do CDI integra, também, um programa específico de jogos, dirigido ao público escolar.

No dia 11 de junho, realiza-se a atividade “Uma viagem pelo património do centro Histórico de Ílhavo”, uma caminhada pelo centro histórico de Ílhavo, com recurso à APP EDUCity.

Para o dia seguinte, estão agendadas várias sessões de “Se esta rua fosse minha”, um jogo de tabuleiro que explora a história, o património, a identidade e a toponímia do concelho de Ílhavo, através de questões de diferentes áreas, como português, inglês, matemática, história e atividade física.

Aveiro também celebra a Semana do Arquivos.

De 9 a 14 de junho, segunda-feira a sábado, a autarquia assinala a Semana Internacional dos Arquivos 2025 com o tema “Arquivos Acessíveis – Arquivos para Todos”, assinalando o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho).

Preservar os materiais de arquivo é garantir a memória da Cidade, pelo que irão decorrer diversas atividades dedicadas à importância da preservação e conservação documental.

Ao longo da semana estará patente a exposição virtual “Arquivos Acessíveis: arquivos para todos”.

Nos dias 11 e 12 de junho, quarta e quinta-feira, será promovida a Oficina de documentos pelos alunos das escolas do 2.º ciclo que vão realizar atividades utilizando a documentação do arquivo.

No dia 12 de junho, quinta-feira, terá lugar a conferência “Por detrás da cortina – A Proteção de Dados em Arquivos Públicos. Do RGPD ao livre acesso” por Rui Landeiro Godinho, Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração e Encarregado de Proteção de Dados da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

A ação terá um programa focado na gestão da informação na administração pública, no contexto e âmbito de aplicação do Regulamento de Proteção de Dados (RGPD), nos princípios de um sistema de arquivo, no acesso à informação e na articulação entre todos estes capítulos.

No dia 14 de junho, sábado, será realizado o workshop “Introdução à Genealogia: registos paroquiais e fontes alternativas” que irá centrar-se nas fontes disponíveis e na interpretação dos dados contidos nessas fontes.