O CDS-PP questiona o Governo sobre a ligação ferroviária Aveiro – Guarda – Salamanca. Quer saber se o eixo vai servir a plataforma logística da Guarda.
“A Guarda necessita, no eixo ferroviário Aveiro/Guarda/Vilar Formoso, de um terminal ferro/rodoviário e de um Porto Seco, que rentabilizem as potencialidades da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial e permitam o desenvolvimento do concelho e da região”.
Os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Pedro Mota Soares e João Rebelo questionaram o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre os pormenores que envolvem a ligação ferroviária.
O Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014/2020 contemplava já, como prioritárias, duas infraestruturas fundamentais para o concelho da Guarda: o Eixo ferroviário Aveiro/Guarda/Vilar Formoso e a conclusão da modernização da Linha da Baixa Beira (LBB), no troço Guarda/Covilhã, agora anunciada.
A Guarda está localizada na confluência de duas das mais importantes rodovias do país, a A23 e a A25, da mesma forma que para lá convergem a Linha da Beira Baixa e Linha da Beira Alta, distando a cidade cerca de 35 Km da mais importante fronteira terrestre do país, Vilar Formoso.
A Guarda está localizada sensivelmente a meio caminho entre Aveiro e Salamanca, cidade espanhola onde já existe um Posto Aduaneiro Interior. E dispõe de plataforma na ligação entre o litoral e Espanha.
“A Guarda não pode ficar fora da oportunidade que o investimento na ferrovia significa, para valorizar a sua localização estratégia de Porta da Europa e as condições já criadas para os operadores de logística e instalação de atividades produtivas industriais e outras”.