A coligação “Portugal à Frente”, de PSD e PP, fala em “entusiasmo crescente” na hora do arranque oficial da campanha. A candidatura por Aveiro, liderada por Luís Montenegro, terminou a pré-campanha na zona Norte do Distrito de Aveiro e registou a “aceitação” do eleitorado. Luís Montenegro e João Almeida, primeiros candidatos, respetivamente, do PSD e do CDS-PP, manifestaram “profunda satisfação” pelos banhos de multidão.
O dia começou em Ovar, no mercado, prosseguindo em Lourosa e na cidade-sede do concelho de Santa Maria da Feira, culminando com iniciativas dirigidas à juventude, um “sunset”, em Espinho, e a “Noite Branca”, em Oliveira de Azeméis. “Encontrámos grande recetividade, o que confirma o crescimento do apoio que temos sentido e nos reforça o alento”, comentou Luís Montenegro no final da jornada.
Para o cabeça de lista da PaF por Aveiro, “as pessoas estão, agora, a desinibir-se no apoio à coligação, sendo que cada dia que passa notamos mais entusiasmo”. Luís Montenegro diz-se convencido de que esse fenómeno tem a ver com “o facto de, cada vez mais, os eleitores terem consciência da diferença entre os dois principais projetos conhecidos, e de conhecerem as pessoas e as ideias, sabendo os resultados a que conduzem cada um dos caminhos propostos e tendo consciência de que não podemos regressar à pré-bancarrota de 2011”.
João Almeida, o primeiro candidato do PP, diz notar “um crescendo de entusiasmo e disponibilidade para decidir o voto”, porque, na sua opinião, a PaF “conseguiu centrar a campanha no que é relevante, ajudando as pessoas a escolherem um caminho que garanta que o que se passou num passado recente não estará no horizonte dos próximos anos”. João Almeida deu como “impressionante” o dia de sábado, passado no norte do distrito de Aveiro. “Já estávamos habituados, mas o acolhimento superou as expetativas”.