Teve lugar, no passado dia 19 de fevereiro, a assinatura do contrato da empreitada de beneficiação e ampliação da Escola Primária do Monte, naquela freguesia, entre o Município da Murtosa, representado pelo Presidente da Câmara Municipal Joaquim Baptista, e a firma António Lopes Pina, Unipessoal, L.da , representada por António Lopes Pina.
A empreitada tem um valor de 963.284,94€ (valor este que já inclui o IVA) e prevê a beneficiação do edificado existente e a sua ampliação, no sentido de fazer face a necessidades funcionais e às atuais exigências regulamentares.
A obra prevê a construção de uma nova cantina, com capacidade para acolher, em simultâneo, todos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, uma nova sala polivalente para o pré-escolar, uma biblioteca, um sala de educação plástica e um gabinete de atendimento, bem como áreas de recreio coberto.
Tendo em conta as características da rua que serve atualmente a escola, no sentido de incrementar a segurança das crianças e a fluidez do trânsito, será construído um novo arruamento a norte, que se desenvolverá no terreno, contíguo ao atual perímetro escolar, adquirido no início deste ano pela Câmara Municipal, tendo vista já a concretização da intervenção.
O novo arruamento possuirá com uma generosa área de estacionamento e permitirá uma circulação mais fluída, com contorno da área de estacionamento central, articulando-se com a Avenida de Santo António e com a Rua D. Francisco Maria da Silva.
Desta forma, a acessibilidade principal à escola passará a fazer-se pelo novo eixo de circulação, onde estará contemplada uma área de portaria, devidamente protegida por pala, a qual extravasará o perímetro do recinto escolar, por forma a proporcionar abrigo no passeio, junto à entrada do equipamento.
À semelhança do que virá a acontecer com a intervenção na Escola de S. Silvestre, no Bunheiro, cujo contrato foi alvo de assinatura no dia 17 de fevereiro, a beneficiação e ampliação da Escola Primária do Monte conferirá a este equipamento o programa funcional que lhe permitirá assumir-se como um centro escolar. Em conjunto, o investimento nestes dois estabelecimentos escolares cifra-se em mais de dois milhões de euros.