As diligências que conduzem à ampliação do cemitério da freguesia e o desenvolvimento e adaptação do projeto de requalificação do troço da Avenida José Estêvão, na área em frente à Igreja Matriz e à Junta de Freguesia, com vista à pedonalização daquela via, são os primeiros passos para a concretização do estudo estratégico da Gafanha da Nazaré.
A autarquia apresentou, em final de mandato, o resultado final do Estudo Estratégico (Masterplan) para o centro da Gafanha da Nazaré em sessão pública realizada na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré (11 de julho).
Depois de vários mandatos na expetativa de obras de reabilitação urbana e com críticas a diferentes executivos municipais pela falta de intervenções qualificadoras, o plano estratégico conhece a luz do dia a pouco menos três meses das eleições autárquicas.
O vice-presidente da Câmara de Ílhavo, João Diogo Semedo, revela que as principais apostas vão no sentido de “valorizar a vivência urbana, reduzir o trânsito automóvel, melhorar as condições de segurança e promover uma maior apropriação do espaço público por parte das pessoas”.
“Este plano estratégico marca um passo decisivo para o futuro urbano da Gafanha da Nazaré, estabelecendo um conjunto de orientações e ações que visam reforçar a centralidade urbana da cidade, atualmente marcada por alguma dispersão, e contribuir para uma requalificação significativa do espaço público”, refere nota da autarquia.
O estudo resulta de um processo participado, que contou com os contributos debatidos na sessão pública de participação.
A equipa técnica destacou o “trabalho muito interessante de reflexão que o Município desenvolveu, entendendo que se deveria pensar a centralidade da Gafanha da Nazaré num contexto mais alargado de relação com a cidade”.