O projecto de movimentação de contentores em grande escala, no Porto de Aveiro, é aposta de futuro.
Os planos da nova Administração do Porto de Aveiro (APA) passam por "fomentar o tráfego de contentores". A APA quer atrair clientes assentando o projecto na acção desenvolvida pelas empresas sediadas na estrutura, (estiva e navegação).
Neste contexto o Deputado no Parlamento Europeu, Miguel Viegas (PCP), acha que se deveria avançar com rapidez para a dinamização do Terminal de Contentores na área portuária da Gafanha da Nazaré.
Na opinião de Miguel Viegas, no entanto, os Portos "colocam-se nas mãos das empresas que operam nas áreas portuárias".
A gestão do Porto de Aveiro "é uma concessão ao grupo Mota Engil que já tem uma estrutura 'pesada' para carregar e descarregar contentores. Tendo essa estrutura em Leixões, não lhes interessa duplicar processos e portanto, boicota investimentos em Aveiro", disse.
"Aquilo não se torna interessante, na perspectiva do operador, que está ali para ganhar dinheiro e está-se a 'borrifar' para as necessidades da região de Aveiro. Numa lógica de funcionamento privado do Porto de Aveiro isso não é nada bom", disse, adiantando que o PCP propõe "uma gestão pública do Porto de Aveiro para promover o desenvolvimento da região e a questão dos contentores é decisiva nesse processo", referiu Miguel Viegas.
O Porto de Aveiro aguarda que o sector privado actue e invista no tráfego de contentores.