A modernização da linha do Vouga vê confirmada a integração no Plano Ferroviário com fundos da bazuca.
Haverá 100 milhões para modernizar a Linha do Vouga nas suas ligações entre Espinho, Águeda e Aveiro.
Investimento até 2025 com manutenção da bitola métrica.
O documento está em consulta pública com o Governo a assumir a importância da ferrovia para recuperar do atraso.
Serão ouvidas entidades e haverá sessões regionais para elencar as necessidades.
Na apresentação do Plano Ferroviário Nacional, o secrecário de Estado das Infraestruturas lembrou que há quase 100 anos não se constrói uma linha em Portugal.
O Programa Nacional de Investimentos 2030 reserva 10.000 milhões de euros para modernizar a ferrovia.
O destaque vai para a criação de uma ligação de alta velocidade entre Porto e Lisboa e o Governo assume que pretende ligar as capitais de distrito.
A via Aveiro – Salamanca é outro dos pontos considerados mas ainda sem datas previsionais.
O presidente da Câmara de Aveiro já assumiu que as ideias são positivas mas não passam de intenções a que falta definir calendário e fontes de financiamento.
Ribau Esteves mantém a defesa da adesão à bitola europeia considerando um erro a manutenção da bitola ibérica.
Mais do que a modernização da linha do Vouga diz que a ligação Aveiro – Salamanca é crucial para o futuro do país.
Quanto ao resto insiste que faltam dados concretos sobre a capacidade de concretização (com áudio)