A CDU denuncia a existência de “fortes constrangimentos” no acesso das mulheres grávidas aos cuidados de saúde materna no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
Revela que o Hospital D. Pedro não consegue garantir a primeira consulta obstétrica pré-natal, nem a realização da ecografia obstétrica do primeiro trimestre, assegurando apenas o rastreio bioquímico.
Revela que as utentes grávidas apenas terão garantidas consultas obstétricas pré-natal de terceiro trimestre neste centro hospitalar.
A informação avançada pela CDU adianta que a Unidade Local de Saúde de Aveiro terá enviado orientação aos seus Centros de Saúde para que às utentes grávidas seja passada a credencial para a realização da ecografia obstétrica do primeiro trimestre no privado.
“Esta situação é tanto mais grave quando se sabe que a única clínica com convenção com o SNS se situa em Coimbra e, naturalmente, com enormes filas de espera. Aquelas que não encontrem ali vaga terão que pagar 140€, se puderem, para a realização desta ecografia”, acusa a CDU.
A candidatura da CDU às Legislativas afirma que se trata do resultado do caminho seguido pelos partidos de Governo e Partidos de Direita.
“Da desvalorização dos profissionais e do garrote do Ministério das Finanças, numa preocupante e crescente transferência de dinheiros públicos, valências e serviços para os grupos económicos privados”.
Reafirma que só com a “dotação dos meios financeiros, materiais e humanos necessários” será possível garantir o direito aos cuidados de saúde.