O ativista ambiental Joca Paiva assume que o combate à utilização de maquinaria pesada para limpar os passadiços nas praias de Ílhavo é um combate perdido.
Depois de alguns anos em que assumiu essa oposição, o rosto do movimento "Não Lixes" diz que a pressão de quem quer usar os passadiços e dos bares que dependem desses acessos para ter os seus negócios é superior à sua capacidade de passar uma mensagem sobre as contradições do sistema.
Por um lado procuram-se soluções para proteger dunas e replantar espécies típicas das praias e por outro utilizam-se máquinas que destroem as dunas para fazer limpezas.
Joca Paiva diz que já tem idade para não acompanhar todas as guerras admitindo que esta é uma batalha perdida (com áudio)
O ativista ambiental não esteve sozinho neste discurso apresentado na conferência sobre ambiente promovida pelas estruturas locais do PSD.
A bióloga Rosa Pinho disse o mesmo por outras palavras.
Fala em contradições entre princípios e práticas (com áudio)
Sensibilização ambiental, emergência climática, ecossistemas dunares, sustentabilidade, gestão da Ria de Aveiro e políticas públicas sobre Ambiente foram algumas das abordagens.