A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Ílhavo pede prioridade à gestão de biorresíduos e sugere a implementação de um programa de compostagem de resíduos orgânicos.
Posição assumida no contexto do aumento do custo do Município com a gestão de resíduos indiferenciados, com impacto previsto nos orçamentos familiares, e no momento em que se ouvem apelos à separação de resíduos por parte das famílias.
Diana Gandarinho, deputada municipal da bancada do PS, aproveitou a recente sessão de Assembleia Municipal para falar sobre o tema.
Considera que o aumento de ecopontos não vai resolver o problema.
A bancada do Partido Socialista defendeu, para o efeito, a implementação de um programa de compostagem, através da criação de condições para a compostagem individual ou comunitária e a sensibilização para esta prática.
Diana Gandarinho esclareceu, para demonstrar o impacto que este programa poderá ter, que 40% dos resíduos indiferenciados são orgânicos, sendo que destes a maioria são subprodutos da preparação de alimentação.
A autarca do PS lamentou que a medida não esteja já prevista no Plano ume vez que se tratava de promessa eleitoral no programa de João Campolargo.