A região de Aveiro distinguida como a que melhores condições oferece para o envelhecimento ativo, seguro e saudável na região centro do país.
São 9 os municípios distinguidos com o selo atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em cerimónia realizada no cais criativo da Costa Nova.
Ílhavo, Aveiro, Vagos, Murtosa, Oliveira do Bairro, Águeda, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Anadia estão na lista que distinguiu, ainda, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Leiria, Montemor-o-Velho, Óbidos, Pinhel, Pombal, Seia e Viseu.
Um total de 25 municípios, distinguidos, hoje, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro pelas condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.
Dos 25 municípios distinguidos, nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.
A CCDR Centro desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu as distinções dos mais amigos da Longevidade, na Região Centro.
Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro, defende que numa região cada vez mais envelhecida é importante pegar e distinguir bons exemplos para que contagiem outros Municípios (com áudio)
Damasceno entende que é necessário estimular as dinâmicas regionais em torno do envelhecimento ativo e saudável (com áudio).
O autarca de Ílhavo realça o papel do laboratório do envelhecimento no estudo de políticas para a terceira idade.
João Campolargo diz que esse trabalho está a consolidar-se e deverá intensificar as apostas na área da saúde, em particular nas situações de isolamento social (com áudio)
O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro entregue na Costa Nova.