As II Jornadas do Poder Local vão debater o papel do poder local na construção de comunidades mais “participativas, coesas e sustentáveis”.
Iniciativa da Assembleia Municipal de Ílhavo está agendada para dia 18 de janeiro, às 14h, no Salão Cultural Manuel das Neves, na Gafanha da Encarnação.
Celebra os 127 anos da Restauração do Concelho.
A Mesa da Assembleia traçada como meta a aproximação aos munícipes e a promoção de um “diálogo construtivo entre eleitos e comunidade”.
Na lista de oradores contam-se Albino Almeida, Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, que abordará o tema "A representação dos eleitos locais: realidades e perspetivas" e José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, que tratará o tema "Democracia participativa: os desafios do envolvimento das comunidades".
O evento será também enriquecido pela participação de José Luís Carneiro, deputado e ex-Presidente da Câmara de Baião, que apresentará a sua visão sobre "Comunidade e o papel do Poder Local" e Ângelo Correia contribuirá com uma reflexão subordinada ao tema "O papel do Poder Local".
O encerramento desta tarde de trabalhos estará a cargo de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente e ex-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Sob o tema “Comunidade e o papel do Poder Local”, as Jornadas do Poder Local visam reunir não apenas os atuais autarcas, mas também antigos Presidentes de Câmara, de Junta de Freguesia e de Assembleias Municipais, numa partilha de “experiências e boas práticas” que “enriqueçam a vida democrática local”.
Um dos momentos altos será igualmente a presença de jovens deputados e representantes escolares, incentivados pela participação na Assembleia Municipal Jovem.
“A realização deste evento reflete o esforço continuado da Assembleia Municipal de Ílhavo em fortalecer os laços com a população e assumir o seu papel enquanto órgão fiscalizador da Câmara Municipal, mas também como palco de diálogo, transparência e proximidade”, refere a Mesa da Assembleia, multipartidária, liderada pelo social democrata Paulo Pinto.
O encontro é aberto à comunidade e é mais uma aposta para dar visibilidade aos órgãos autárquicos.