Ílhavo incentiva clientes domésticos a assumir recolha de biorresíduos.

Depois dos grandes produtores no setor da restauração, hotelaria e cantinas de escolas e serviços sociais, Ílhavo alarga a campanha de recolha e encaminhamento de biorresíduos ao ambiente doméstico.

O Município dá mais um passo na recolha seletiva para tentar reduzir o depósito de lixo indiferenciado.

Cumprir metas ambientais e reduzir a fatura do lixo é a aposta da autarquia que, esta quarta, lançou a segunda fase da recolha de biorresíduos, tidos como dos que mais "pesavam" em contentor.

Projeto piloto para um ano, com investimento de 60 mil euros em equipamentos que incluem baldes de 5 litros para uso doméstico e 23 equipamentos de recolha em 13 locais centrais.

A SUMA garante a recolha e entrega a destino final a partir destes 23 equipamentos centrais.

Hoje foi o dia de iniciar a entrega de baldes e de mostrar os centros de recolha.

O autarca de Ílhavo acredita que estão a ser dados passos seguros para levar a população a uma mudança de hábitos (com áudio)

Aposta na separação, tratamento e encaminhamento de biorresíduos com postos de recolha domésticos e locais centrais para depositar os restos de alimentos crus, sem líquidos, gerados em ambiente de cozinha e que no futuro poderão dar origem a composto para a agricultura biológica.

Mariana Ramos aproveitou o lançamento da segunda fase da campanha “Valorizamos a sua entrega” para fazer ponto de situação quanto à adesão de clientes empresariais e cantinas de escolas e IPSS´s.

A vereadora que tutela a pasta do ambiente revela há 82 aderentes nesta situação mas a ideia é alargar a rede.

Trabalho que exige, segundo a responsável, persistência (com áudio).

A autarquia investe 60 mil euros nesta operação, com apoio do fundo ambiental, e espera garantir reforço de meios para continuar a alargar as redes de recolha no âmbito da cooperação intermunicipal.

Com esta ação procura responder a um tema que tem marcado o mandato autárquico e que levou a momentos de negociação com os partidos da oposição a propósito da fixação dos tarifários anuais do lixo.

Mariana Ramos passou em revista a gestão deste dossiê salientando que esta campanha surge agregada a outras apostas como a entrega de compostores em trabalho articulado com as Juntas de Freguesia (com áudio)