A Câmara de Ílhavo agendou para o próximo sábado a inauguração do Nó Viário das Praias da Barra e Costa Nova.
A sessão pública terá lugar a partir das 17h na zona de estacionamento e representa a conclusão dos trabalhos agora que está também concretizado o arranjo de jardins e espaços verdes.
A obra custou perto de 1,9 milhões de euros e o prazo de execução e a eficácia da obra foram dos temas mais debatidos ao longo dos últimos dois anos.
Iniciada depois do Verão de 2017, acabou por abrir ao tráfego em Julho de 2018 mas depois exigiu a continuidade da empreitada depois do Verão.
Este projeto desnivelou os acessos às praias do Concelho de Ílhavo, (Barra e Costa Nova) e com essa aposta tenta minorar os constrangimentos no escoamento de tráfego.
Sobre o tema muitas foram as análises, com abordagem ao custo, à eficácia e às políticas de mobilidade. Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, num balanço provisório depois do Verão de 2018, assegurava que análise definitiva seria feita no dia da inauguração mas garantia que os primeiros indicadores eram positivos quanto à melhoria da circulação.
Os críticos continuam a pedir a revisão do modelo de circulação e a criação nos meses de verão de uma via especial para transporte público e veículos de emergência.