O Município de Ílhavo anuncia obras e reforço de meios ao serviço da educação no próximo ano letivo.
No dia em que assinalou a abertura ano letivo 2024/2025, a autarquia recebeu os docentes e apresentou a oferta do serviço educativo municipal de Ílhavo (SEMI).
Na sessão de boas-vindas, o Presidente da Câmara Municipal, João Campolargo, destacou a importância dos Educadores e Professores reforçando o papel da Educação como investimento, “pois a evolução e o progresso assentam nos pilares da aprendizagem, do conhecimento e da ação”.
Com obras a concurso nas três maiores escolas do Município, num investimento global próximo dos 19 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, foram anunciados investimento na ampliação do refeitório e componente de apoio à família na Escola Básica da Chave.
Na Escola Básica da Barra, serão instalados monoblocos temporários e uma zona de sombreamento para dar resposta à necessidade de AAAF/CAF durante o almoço.
O Município adquiriu 105 computadores para equipar as salas de Jardim de Infância e 1.º ciclo, num investimento superior a 86 mil euros.
Adicionalmente, foi adquirido mobiliário para uma nova sala de JI na Barra e para uma sala de 1.º ciclo na Gafanha da Encarnação Norte, num total de mais de 7.300 euros.
Está também em curso a aquisição de mais de 20 quadros brancos, num investimento estimado em cerca de 5 mil euros, e a substituição de parte do mobiliário das salas de JI e 1.º ciclo e dos refeitórios ao longo do ano letivo.
A gestão das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF), articuladas com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), são apostas assumidas pelo Município.
As Associações de Pais, sob supervisão dos Agrupamentos de Escolas, são chamadas a partilhar responsabilidades.
Quanto às atividades extra curriculares vão incluir Desporto, Ciência, Música e BrincArte numa área reforçada com a contratação de 90 professores.
No âmbito da Ação Social, e face aos desafios socioeconómicos atuais, o Município de Ílhavo aumentou os apoios económicos para material escolar e visitas de estudo, fixando-os em 37,50 euros e 25 euros, respetivamente, para os escalões A e B, valores superiores aos estabelecidos pelo Despacho Ministerial de 2018.
Os circuitos especiais de transporte (táxis) já estão a ser assegurados para as crianças, com um investimento superior a 72 mil euros para este ano letivo.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade Educativa (EMACE), composta por uma psicóloga, uma terapeuta da fala, uma assistente social e uma educadora social, continuará em funções, sendo intenção da Câmara reforçá-la com mais dois técnicos (psicólogo e terapeuta da fala), estando a decorrer uma candidatura a financiamento no âmbito da promoção do sucesso escolar.
Estuturas municipais ligadas aos setores da educação, cultura e ciência integram a oferta educativa do SEMI e este ano dá-se a integração do Laboratório do Envelhecimento no SEMI, com atividades intergeracionais dirigidas aos alunos do pré-escolar, que visam desmistificar o envelhecimento e abordar as demências associadas à idade, como a doença de Alzheimer.