Ainda não será em 2021 que os Festivais Gastronómicos do município de Ílhavo regressam.
A autarquia acaba de confirmar que não haverá Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau, à semelhança da decisão tomada no ano passado, “tendo em conta o contexto de pandemia e a incerteza quanto à estabilidade da conjuntura que se vive”.
A decisão surge após reunião, realizada ontem, com todas as Associações parceiras e participantes nos referidos Festivais.
“Em total consonância e unanimidade, Câmara Municipal e Associações sustentam a opção num forte sentido de responsabilidade social e cívica, na necessidade de preservação da saúde pública e do bem-estar dos cidadãos e nos cuidados necessários para que sejam evitados contextos que potenciem o retrocesso na mitigação da pandemia através de eventuais surgimentos de focos de contágios”.
Decisão assumida com a “tristeza” de não poder garantir ainda a normal “vivência comunitária” e a “projeção patrimonial e turística do território”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, “a difícil decisão tomada por todos, reveste-se, simultaneamente, de uma clara esperança de que em 2022 todos estes momentos possam ser vividos de forma redobrada, com bastante intensidade e dedicação, conjugados com um regresso a uma normalidade da vida que se espera, nessa altura, consolidada”.