O presidente da Câmara de Ílhavo recusa responsabilidades da maioria independente no atraso das obras de reabilitação em escolas garantindo que na altura própria preparou os dossiês para apresentar candidaturas ao PRR.
João Campolargo comentava, esta manhã, o anúncio da cerimónia de aceitação dos contratos de financiamento para obras em três escolas.
Depois da aprovação de 23 projetos para a reabilitação de escolas da Região Centro chega o dia das assinaturas que garantem financiamento.
A cerimónia de assinatura dos 23 contratos para a reabilitação realiza-se, esta sexta, às 15h00, no auditório da CCDR Centro, em Coimbra, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
João Campolargo aproveita para fazer a história do processo.
Diz que esperava pelo momento há meses e que esta é uma notícia positiva a juntar aos contratos assinados há poucos dias para setor da habitação.
O autarca diz que está confirmado que o Município tinha trabalho feito para apresentar (com áudio)
Há 124 milhões de euros canalizados para este pacote de reabilitações.
A obra na Escola José Ferreira Pinto Basto vai receber 5.9 milhões, a intervenção na Escola Professor Fernando Martins 3,5 milhões e a a obra de maior dimensão acontecerá na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes com 9,3 milhões.
João Campolargo explica que se trata de equipamentos há muito à espera de obras (com áudio)
Estes projetos, financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretendem dar continuidade ao trabalho de qualificação que garante meios no combate ao abandono escolar precoce, contribuir para um ensino “mais atrativo e inclusivo” e promover a construção e renovação de espaços físicos alinhados com os objetivos da transição verde e digital.
As escolas são dos municípios de Ílhavo, Oliveira do Bairro, Alvaiázere, Anadia, Arganil, Carregal do Sal, Castro Daire, Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Pombal, Porto de Mós, Sátão, Seia, Tábua, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
Para a Secundária de Oliveira do Bairro são canalizados 5.3 milhões.