Alunos de regresso às aulas.
No concelho de Ílhavo este é o dia da reabertura das escolas e da implementação de novas regras em função do combate à pandemia.
Os procedimentos foram explicados às famílias e os mais novos retomam a sua ligação regular à escola interrompida quando a pandemia chegou e que obrigou às aulas não presenciais.
O modelo agora apresentado defende essa presença na escola com todos os cuidados de higiene e procura minimizar fatores de risco ao nível da gestão de espaços e horários.
A Câmara de Ílhavo assinala o início do Ano Letivo 2020-2021 com a Inauguração da Reabilitação e Ampliação do Jardim de Infância e Escola Básica da Gafanha da Encarnação Sul.
Na freguesia há satisfação por ver em curso a reabilitação do parque escolar. Augusto Rocha, presidente da Junta, considera que é um passo para atingir esse fim.
Valoriza a opção no âmbito da delegação de competências por ver a descentralização de competências ao serviço das populações (com áudio)
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, apelou ao sentido de responsabilidade da comunidade educativa e pediu paciência às famílias para entenderem o momento de combate à pandemia (com áudio)
Os pais confessam alguma preocupação mas acreditam que o sistema pode responder em tempo de pandemia.
Na hora em que levaram os filhos à escola reafirmaram a sua confiança (com áudio)
A Câmara Municipal de Ílhavo assinalou, hoje, a abertura do novo Ano Letivo com a inauguração da Requalificação e Ampliação do Jardim de Infância e Escola Básica da Gafanha da Encarnação Sul, um investimento na ordem dos 350.000 euros.
A Escola beneficiou de intervenções na zona exterior, permitindo que as crianças tenham um espaço melhor e renovado para as suas atividades lúdicas. No interior foram ampliadas algumas áreas, remodeladas as salas de aula, renovados os espaços e instalações sanitárias, para além de um conjunto de trabalhos especializados de eletricidade, pintura e canalização.
Com esta obra, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, na cerimónia de inauguração, este estabelecimento de Ensino “ficou capacitado com novas condições de funcionamento que permitirão um melhor processo de aprendizagem e de ensino, um melhor ambiente escolar para os Alunos, Docentes e Pessoal Auxiliar, uma adaptação mais facilitada às medidas de prevenção e de mitigação da pandemia, dotando, ainda, o Município de mais um equipamento devidamente requalificado.”
Com a descentralização de competências, a autarquia assegura a integração no quadro dos Recursos Humanos da de mais de 180 Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais; a abertura do concurso internacional para serviço de Refeições Escolar; a abertura de Concurso de Transporte para circuitos especiais direcionados aos alunos com necessidades especiais; a abertura de Concurso para fornecimento de leite escolar; a celebração de Protocolos com os três Agrupamentos de Escola para que seja possível garantir as despesas correntes; bem como o apoio no fornecimento de equipamentos e material para o cumprimento das normas e orientações da DGS neste contexto de COVID-19, entre outros.