O Governo estará inclinado a estudar uma ligação ibérica em alta velocidade a norte, na rota Porto-Vila Real-Bragança, e outra no Algarve, preterindo a ligação Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca que manteria a bitola atual.
Decisão tomada em conselho de Ministros antes da queda do Governo.
O estudo fica a cargo da Infraestruturas de Portugal e para as revistas da especialidade no setor dos transportes, esta nova opção por Trás-os-Montes pode significar desistência da Alta Velocidade entre Aveiro e a fronteira.
Em comunicado, esta terça-feira, a distrital de Aveiro do PSD destacava os estudos sobre a “modernização e electrificação da Linha do Vouga, com ligação à Linha do Norte em condições de plena interoperabilidade” mas não fazia referência às ligações à Espanha.
Destacava o compromisso do Governo, “num horizonte de médio e longo prazo, assegurando uma cobertura adequada do território com ligação aos centros urbanos mais relevantes”.
“Entre estes casos está a Linha do Vouga, sobre a qual o governo determinou à IP que promova a realização dos estudos necessários à tomada de decisão quanto à modernização e eletrificação, com ligação à Linha do Norte em condições de plena interoperabilidade”.