Investimento de 300 mil euros, o dobro do ano passado, e o reforço dos espetáculos e da componente ligada à cultura aveirense. É desta forma que a Câmara de Aveiro lança a segunda edição do Festival dos Canais, de 12 a 16 de julho, com promoção dos canais da Ria de Aveiro e da Cidade de Aveiro.
Um dos momentos mais marcantes da programação será a atuação da companhia alemã de teatro de rua Groteste Maru, que irá apresentar três projetos: "Timebank", "Moth" e "Maru".
Outra das apostas é os Gandini Juggling, uma das maiores companhias internacionais de circo contemporâneo, que irá apresentar nos dias 13 e 14 o espetáculo "8 songs". Trata-se de uma série de malabarismos com clássicos de rock and roll.
Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Jimmy P e Richie Campbell são as figuras de cartaz mas os espetáculos de rua vão dar palco às instituições locais como festival que pretende apostar na identidade aveirense.
José Pina, programador cultural, lembra que se trata de uma peça que mobiliza as instituições locais. “É multidisciplinar. Queremos potenciar novas vivências neste território que nos distingue face a outros. Pretende ser aberto a todos. É inclusivo. Está em processo de envolvimento com a comunidade”.
Ação de marketing assumida pela autarquia que Ribau Esteves vê como aposta na imagem de marca de Aveiro para o mundo integrando também peças de um puzzle que procura lançar a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 (com áudio).