A abertura oficial do Festival dos Canais consumou-se esta tarde na Praça da República, Aveiro.
Organizado pelo Município de Aveiro, o Festival decorre até domingo e este ano com programação integrada na Capital Portuguesa da Cultura.
Evento de entrada gratuita, que combina música, teatro, dança e novo circo entre outras apostas e este ano sob o lema 'Cultura e Sustentabilidade'.
Na programação destacam-se um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, à escola Palco Central e ao coletivo Coro Santa Joana, bem como as atuações de Resistência e Mariza. Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro realçou a importância do evento para a cidade e para a região, sendo, este, um evento abrangente. (com áudio)
O Festival dos Canais inclui também espetáculos sobre a água – entre os quais a estreia de ACQUA FORTE - a phantasmagoria on the water, criado pela companhia francesa Ilotopie – e duas atuações internacionais com artistas em cadeiras de rodas: The Air Between Us, de Chloe Loftus e Rodney Bell, e Frock, da Stopgap Dance Company.
Destaque ainda para o Chefs On Fire, cozinha em fogo lento no parque da cidade, que integra a programação do evento e que junta chefs de renome e músicos como Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex.
O diretor artístico do evento, José Pina, destacou a 'variedade da oferta' programada para este evento. (com áudio)
(em actualização)