Distrital do CDS foi conhecer problemas do Município de Vale de Cambra.

Os novos órgãos da distrital de Aveiro do CDS-PP e da concelhia de Vale de Cambra reuniram com o Presidente da Câmara de Vale de Cambra.

Apresentação de cumprimentos e encontro de trabalho para falar de temas de interesse para o Município liderado por executivo sob bandeira do CDS.

A nova liderança distrital, sob alçada de Pedro Magalhães, está umbilicalmente ligada ao Município e tem conhecimento dos dossiês uma vez que dirigiu a concelhia local do CDS e foi chefe de gabinete do presidente da Câmara.

Destaque para temas como o alargamento da ponte da Estrada Regional 227 na Batalha-Cepelos, a necessidade de melhorar a ligação da Zona Industrial de Lordelo/Codal e da Zona Industrial do Rossio ao Nó da A32 e a criação de um Centro Tecnológico Especializado como fundamentais para impulsionar a capacitação e inovação no setor produtivo.

A autarquia aproveitou o momento para falar de delegação de competências nas áreas da Educação e da Saúde.

Diz que o envelope financeiro não acompanha os encargos assumidos.

“Apesar das dificuldades, a autarquia tem enfrentado os desafios impostos, garantindo uma resposta eficaz e próxima às necessidades da população, mesmo com custos superiores aos inicialmente previstos”.

O mesmo acontece com a defesa da floresta assumida a expensas da autarquia nas operações de limpeza.

“Desde 2018, foram canalizados quase 900 mil euros para estas ações, sem qualquer apoio do Governo, demonstrando o compromisso firme da administração local com a proteção do território”.

O custo do tratamento do lixo é outro dos dossiês a levantar preocupações.

Desde 2020, a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), cobrada pelo Estado, aumentou de 11€/tonelada para 35€/tonelada em 2025.

A autarquia mantém a gestão da água sob alçada municipal deixando claro que a opção foi acertada para, dessa forma, não onerar os munícipes.

“Apesar dos desafios financeiros e do aumento significativo dos custos, Vale de Cambra continua a assegurar um serviço de abastecimento de água eficiente e acessível, mantendo um dos tarifários mais baixos do distrito”.