Fernando Caçoilo assume que "há planos" para recriar uma antiga Seca de Bacalhau mas não encara como viável a criação de um Pólo Museológico no Cais Bacalhoeiro na Gafanha da Nazaré, no local sugerido por Senos da Fonseca.
É esta a reação à sugestão avançada por Senos da Fonseca para a criação de um Museu no Terminal de Pescado Congelado, com conteúdos relacionados com a pesca, a construção naval e as secas.
O autarca adianta que este assunto está a ser tratado no âmbito do aproveitamento de uma antiga Seca. (com áudio)
Os Partidos com 'assento' na Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI) admitem que o tema "merece reflexão" mas entendem que há outras áreas prioritárias.
Carlos Pedro Ferreira, do PP, afirma que neste momento o importante é "concluir as redes de saneamento". "Não é prioritário porque há coisas que ainda não estão resolvidas, como é o caso do saneamento. Fazer-se um Museu sem haver saneamento seria insano", referiu.
Eduardo Conde, em representação do PS, defende que há património industrial que se está a perder e que "é necessário dar atenção a essa história". Defende a valorização do Navio Museu Santo André e deu o exemplo do Navio Gil Eannes em Viana do Castelo. "Há artefactos que vão desaparecendo porque não lhe dão o devido valor histórico. No Gil Eanes, de facto, é ímpar a forma como o Navio está 'ocupado'. Dá a ideia que poderia sair para o mar e conseguia fazer a viagem. O Santo André (na foto), não a conseguiria fazer", disse.
Ricardo Santos, do BE, considera que a valorização de conteúdos do Navio Museu Santo André e a relocalização "são respostas possíveis para valorizar conteúdos que estão guardados" no Museu Marítimo de Ílhavo.