Município de Ílhavo assinala Dia do Alzheimer com exibição do filme “Mãe”.

No Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro), que se assinala este sábado, o Município de Ílhavo vai exibir o filme "Mãe", um drama sobre o amor, a Doença de Alzheimer e o envelhecimento, realizado por João Brás. Esta iniciativa está inserida no programa do Festival Cabelos Brancos.

O filme, com exibição na Sala-estúdio Cinema (junto ao Centro Religiosidade de Ílhavo), centra-se na história de dois irmãos que cuidam da sua mãe, doente de Alzheimer, uma realidade que muitas famílias enfrentam. A obra explora o papel do cuidador informal e respetivos desafios e complexidades do dia a dia.

"Mãe" é inspirado na experiência pessoal do cineasta, cuja avó sofre de Alzheimer. A evolução da doença permitiu ao realizador compreender o profundo impacto que esta condição trouxe à sua família.

A longa-metragem foi filmada na Madeira e conta com Teresa Faria no papel de mãe. O elenco inclui ainda Diogo Tavares, Gabriel Pacheco, Christelle Caboz, e os madeirenses Ana Barros, Hélder Agrela, Mariça Silva, Ana Marta Kaufmann e Francisco Lobo Faria.

No final da exibição, o realizador João Brás irá participar numa conversa sobre o processo de criação do filme e o impacto que este teve. A conversa será moderada por Francisco Regalado, investigador.

Os bilhetes têm um custo de um euro e estão disponíveis para compra na Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, e no posto de informação do Festival.