Os deputados do PSD eleitos por Aveiro visitaram esta segunda-feira equipamentos culturais do distrito, no primeiro passo das “Jornadas do Património e da Cultura”, organizadas pelo grupo parlamentar do partido em todo o país.
Entre património recuperado e a recuperar, os parlamentares social democratas auscultaram autarcas, com vista à promoção de iniciativas legislativas relacionadas com a matéria.
“Tivemos oportunidade de constatar uma dinâmica extraordinária das câmaras municipais na recuperação do património”, concluiu António Topa, coordenador do grupo parlamentar do PSD/Aveiro.
A jornada começou em Santa Maria da Feira, no Cine-teatro António Lamoso, edifício recuperado no âmbito do projeto “Caixa das Artes”, passou pelo Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, Cine Teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis, e Convento de Jesus, em Aveiro, que precisa de nove milhões de euros para uma integral recuperação.
O município de Aveiro deu prioridade aos trabalhos de impermeabilização, já que a penetração de águas das chuvas está a deteriorar partes do edifício.
A primeira tranche do investimento, estimada em 1,6 milhões e com candidatura junto da Direção Regional de Cultura do Centro, será aplicada nesta tarefa, dada como urgente. Segue-se a recuperação da talha, e só depois serão debeladas maleitas que resultaram da ampliação do convento.
As “Jornadas do Património e da Cultura” prosseguem, entretanto, com uma conferência com diversos agentes culturais e personalidades da área. A iniciativa culminará com a promoção de iniciativa legislativa e de um debate sobre o tema.
No balanço da jornada de trabalho, o deputado aveirense disse ter notado “um interesse assinalável dos municípios na garantia da coesão, o que resulta da opinião de todos os presidentes de câmara ouvidos, que dão o investimento na cultura como fundamental”.
Para António Topa, a jornada “constituiu-se como uma avaliação das necessidades, que nos permitirá fazer propostas que garantam a preservação do património”.