PS e PCP dizem que a "satisfação" do Vereador do Pelouro da Cultura de Ílhavo, sobre a política cultural seguida no atual mandato autárquico, é sinal de que "há histórias mal resolvidas do passado".
A mudança de José Pina, programador cultural de Ílhavo para Aveiro, e a falta de articulação entre salas, surgem como sinais de que o diálogo "não é o melhor".
Hugo Lacerda (PS), admite que seria importante que esse diálogo fosse assumido em nome do interesse público por uma programação "com escala". (com áudio)
O representante do PS no programa de debate político 'Discurso Direto' da Rádio Terra Nova, nota que há questões do passado "mal resolvidas" deixando a ideia de que a mudança de programador ainda deixa marcas na relação entre Municípios. Um sinal de mudança que mereceu de Paulo Costa referências elogiosas.
"Parece que há distanciamento e há problemas mal conversados e mal resolvidos, que tem consequências más para os cidadãos. Faz sentido falar em cultura global. Às vezes há um espetáculo em Ílhavo e passados dois meses o mesmo espetáculo passa em Aveiro. É uma situação ridícula", disse.