O Cineteatro Alba atingiu, no final de julho, os 130 mil espetadores desde a sua reabertura em 2012. Para Delfim Bismarck, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, o número vem afirmar que “com uma programação eclética, transversal e intergeracional, o CTAlba conseguiu, em pouco mais de cinco anos de existência, afirmar-se como um dos equipamentos de melhor programação cultural da região”.
O Cineteatro Alba reabriu ao público em abril de 2012 após profundas obras de reabilitação. Em pouco mais de cinco anos, já passaram pelos seus quatros espaços – Sala Principal, Espaço Café-Concerto, Sala Estúdio e Sala de Exposições – mais de 700 eventos, entre espetáculos de música, dança e teatro, cinema, debates, conferências, entre outras iniciativas.
Em 2016, a taxa de ocupação média foi de 73,41 por cento, a taxa mais elevada dos últimos quatro anos.
Encerrado em agosto, o Cineteatro Alba prepara a programação do último trimestre de 2017. Confirmadas estão as presenças de Luísa Sobral, Maria João e Emmy Curl, na música, e dos atores Miguel Guilherme e Jorge Mourato, no elenco da peça “Dois Homens Completamente Nus”.
A abrir a programação, no dia 1 de setembro, terá lugar a apresentação do documentário “Nasci com a Trovoada – Autobiografia Póstuma de um Cineasta”, sobre a vida e obra do realizador Albergariense Manuel Guimarães.