O novo Centro de Competências dos Media, a instalar na Região de Aveiro, quer assumir a luta contra a desinformação como pilar da democracia.
Governo, Comissão Europeia e Reitoria assumem o objetivo desta unidade, a primeira deste tipo na Europa, que surge sob a forma do Aveiro Media Competence Centre (AMCC).
Criado pela Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, e com o apoio da Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e da Secretaria de Estado da Transição Digital, o centro ficará à disposição dos editores locais europeus, proporcionando soluções digitais para o setor.
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, destaca a parceria com a GOOGLE e a participação do PCI para este encontro de saberes e tecnologia (com áudio).
O Aveiro Media Competence Center (AMCC) é uma plataforma de apoio e promoção ao setor dos Media da União Europeia (UE) na implementação de projetos de transição digital e na gestão do seu futuro sustentável num contexto digital.
Este apoio é sustentado através da partilha e estruturação de conhecimento do mercado tecnológico global, do acesso a equipas europeias com competências multidisciplinares, ações de formação, apoio à regulação tecnológica e acesso a financiamentos públicos e privados.
Segundo João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, “os grandes desafios que os media da Europa enfrentam, nesta era digital, necessitam de respostas centradas no conhecimento e na tecnologia, capazes de desenvolver estratégias inovadoras e adequadas à nova realidade".
"O sistema científico tem aqui a enorme responsabilidade de facilitar esta transição criando as condições para que os media da Europa se possam reinventar e continuar a ser uma "voz" relevante no contexto europeu".
O diretor-geral do PCI destaca a integração do Parque de Ciência neste projeto.
“Este AMCC não fala sobre da migração do papel para o digital. Falamos de inteligência artificial e dados. Mas enquanto sociedade temos que estar preparados para lidar com o digital. E aí vamos além da migração. Temos que estar capacitados enquanto pessoas e empresas para beneficiarmos do digital contra forças que tentam afetar a liberdade e as democracias. E isso não podemos permitir. Esta é uma grande oportunidade que a Europa tem”.
João Palmeiro, da Associação Portuguesa de Imprensa, entende que este é o tempo de reforçar a confiança nos meios.
Destacou o alcance deste centro citando as palavras da vice presidente da Comissão Europeia.
“A Europa veio aqui dizer-nos que este centro é europeu”.
“A parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação, entidades líderes no pensamento e na inovação tecnológica digital e o apoio da Google, permite-nos não só lançar, desde já, o projeto, como prever que em futuro próximo outras entidades, públicas e privadas, portuguesas, europeias ou globais, se juntem na sustentabilidade deste instrumento de defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da luta contra a iliteracia que vamos protocolar”, refere João Palmeiro.
Pedro Almeida, diretor geral do PCI, assumiu neste evento o primeiro momento público nas funções.
Considerou o momento marcante pelo impacto que este espaço terá no futuro das sociedades enquanto qualificador da vida democrática.
Nuno Artur Silva, secretário de Estado da Cultura, Audiovisual e Media, não esconde que se trata de um passo decisivo para o setor dos media (com áudio)
Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, explicou o compromisso com o consórcio.
“Tentamos fazer o nosso apoio aos media e este é um caminho com longos anos. Este é o dia da confiança. O consórcio preocupa-se com o setor editorial local da UE. Esta é também a nossa ambição. Queremos fornecer informação de qualidade no nossos motores de busca”.
Vera Jourova, vice presidente da Comissão Europeia, elogiou a iniciativa salientando que este é um dos desafios da UE.
“Precisamos qualificar recursos contra a desinformação. O PRR tem essa aposta. Desejo o melhor e sucesso ao centro”.
O Presidente da República deixou mensagem gravada mas destacou a combinação das capacidades da UA com a qualificação do setor dos media (com áudio).