Novos concursos disponibilizam 500 milhões de euros de fundos europeus para investir na região Centro.
O Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Centro aprovou os critérios de seleção de várias tipologias de investimento e abre caminho ao lançamento de novos concursos para fundos europeus.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, assinala a intenção de colocar à disposição da região Centro cerca de 500 milhões de euros de fundos europeus nos primeiros seis meses do ano.
Com a aprovação dos critérios de seleção dos investimentos, vai ser possível abrir novos concursos, por exemplo, para escolas, regeneração urbana, sucesso educativo e áreas de acolhimento empresarial.
O Programa Centro 2030 já arrancou tendo aprovados 8 milhões de euros para o ensino superior.
Isabel Damasceno deixou nota sobre o final do Portugal 2020 classificando 2023 como ano de “forte execução”.
“Nesta reunião, destacámos a importância de acelerar a execução do Centro 2020, para chegar aos 100% de execução”.
O Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região, estrutura-se em cinco objetivos estratégicos.
Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos são os pilares das intervenções a financiar.