O PS de Aveiro critica o que entende ser um “simulacro” de participação com o apelo da Câmara de Aveiro à participação dos cidadãos nos projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aveiro (PEDUA).
A estrutura local, liderada por Manuel Sousa, fala em 11 milhões de euros já em execução de 25 milhões possíveis mas "sem que a maioria discutisse a Estratégia para Aveiro". Considera que ao apelo à participação é um “ato deplorável do exercício de ilusionismo democrático”.
Fernando Nogueira (PS) diz que as 'Autárquicas' são o momento para vincar diferenças entre as diferentes candidaturas também ao nível da forma de fazer política. "Estamos a falar da maneira que se faz política. O PS quer inverter a maneira como se faz política em Aveiro (...) a democracia nunca foi tão má em Aveiro. A democracia é vilipendiada por Ribau Esteves", disse.
Nelson Peralta (BE) diz que o Presidente da Câmara de Aveiro procura desvalorizar os Partidos da oposição. "Ribau Esteves lança lama para a ventoinha a ver se acerta em alguém. Descredibiliza a democracia. É um populista que descredibiliza a democracia, lança acusações sem nexo para que todos os que se opõem a si fiquem com má imagem", vincou.
Filipe Guerra (PCP) afirma que a candidatura da CDU vai procurar um debate que mantenha a "cordialidade democrática".
Manuel Prior (PSD) nota uma "subida de tom" na cena política. Apesar das críticas dirigidas pelos Partidos da oposição sobre eleitoralismo em tempo de pré-campanha, defende que Ribau Esteves deve continuar a governar sem receios de ver a ação confundida com campanha. (com áudio)
Momentos do debate político no programa 'Canal Central' da Terra Nova.