A Câmara de Ílhavo já reagiu à "observação" do Partido Socialista de Ílhavo e às queixas dos pescadores da Costa Nova que alertaram para o estado de conservação das estruturas do Cais dos Pescadores da Costa Nova, afirmando que em Março deste ano foi realizada uma vistoria subaquática ao estado das estruturas mencionadas pelo PS.
Garante que as respostas estão a ser trabalhadas para repor as condições dos espaços degradados nomeadamente a área de acesso às embarcações.
Foi "de imediato" solicitado o orçamento da intervenção decorrente da vistoria havida, "que conclui pela necessidade de execução de um conjunto de trabalhos na estrutura mencionada, cujo custo atinge um montante de cerca de 90 mil euros", adianta.
A autarquia refere que "tendo presente a necessidade de renovação das demais estruturas do cais, em especial a 'passerelle' de acesso e a dragagem da zona de acesso e do próprio ancoradouro, foi feita a análise dos custos de tais intervenções, tendo-se concluído que estas atingem um total de cerca de 265 mil euros (25.000,00 euros para a 'passerelle'+ 150.000,00 euros para a dragagem+ 90.000,00 euros para a estrutura do cais propriamente dito).
Atendendo a que no âmbito do desassoreamento previsto para a Ria de Aveiro se irá intervir no local, a autarquia entende prescindir da dragagem à espera de uma intervenção "integrada e abrangente" através do POLIS Litoral Ria de Aveiro.
"Quanto à 'passerelle', a mesma foi adjudicada em Setembro do presente ano, estando atualmente em fase de conclusão com vista à sua posterior aplicação no local, que se espera venha a ocorrer o mais rapidamente possível", é garantido em comunicado.
Devido ao mau tempo ainda não foi possível 'trabalhar' na resolução do problema "o que acontecerá em breve".