A Câmara de Ílhavo recordou hoje dois anos de mandato com uma "consistente, estruturada e decidida dinâmica de crescimento e de desenvolvimento", alcançando "elevados índices de investimento em obras". O investimento anual, em Setembro de 2015, 'subiu' aos 6 milhões de euros, "o dobro do verificado em setembro de 2013”.
Em comunicado de imprensa assinalaram o segundo aniversário da Tomada de Posse da Câmara e Assembleia Municipal.
No documento assinado por Fernando Caçoilo é referido que se tem assistido "à manutenção do montante da despesa de funcionamento" da Câmara "e a uma assinalável diminuição do endividamento total (banca e fornecedores), 20% entre Setembro de 2013 e Setembro de 2015, ou seja cerca de 4,5 milhões de euros) e à forte diminuição do prazo médio de pagamento a fornecedores (que passou de mais de 90 dias para apenas 39 dias no mesmo período)".
Estes resultados "resultam da aplicação de políticas de grande rigor e de grande exigência, nomeadamente ao nível das despesas e do funcionamento".
É sublinhada a "forte inovação e grande abertura a parcerias positivas, com empresas e Associações, cujo montante de apoio tem vindo a aumentar, com entidades públicas de âmbito regional e nacional, com as Juntas de Freguesia, cujo apoio financeiro a Câmara Municipal retomou em 2014, mas acima de tudo com as pessoas, para além naturalmente do bom aproveitamento dos fundos comunitários do último quadro, estando já no bom caminho o igualmente bom aproveitamento do novo quadro Portugal 2020".
São destacados o Plano Diretor Municipal, a elaboração do Plano Estratégico do Município de Ílhavo, a revisão da Carta Educativa, e Planos sectoriais.
No que diz respeito às obras concluídas ao longo deste dois anos, ou actualmente em execução, "há a destacar a Rede de Saneamento e Águas Pluviais da Gafanha da Nazaré e Zona Industrial da Mota, a Vala Pluvial do Esteiro Oudinot, a Requalificação e Ampliação do Museu da Vista Alegre, a Reabilitação do Teatro da Vista Alegre, o Edifício Socio Cultural e Extensão de Saúde da Costa Nova, a Reconversão e Qualificação do Mercado da Barra, a Qualificação do Cais da Malhada, o acesso ao Parque de Ciência ao PCI (Via do Conhecimento), a requalificação do Parque Escolar, a reabilitação da Sede do Illiabum Clube, a Qualificação da Frente Ria Costa Nova/Vagueira, a Requalificação do Caminho do Praião, a Requalificação da Estrada Florestal n.º 1 – 1.ª fase, a Qualificação do Cais da Bruxa, a ciclovia do Cais dos Pescadores da Costa Nova, a Reabilitação da Ponte da Vista Alegre, a Requalificação da Capela da Ermida, as Redes de Drenagem de Águas Pluviais da Rua de Alqueidão, Rua Frederico Cerveira e Av. Manuel da Maia, a Reconversão do Logradouro da Casa do Gaveto da Av. 25 de Abril, o Ecomare (Laboratório de Ciências Oceanográficas), a Empreitada de Alimentação Artificial da Praia da Barra, o Reforço do Cordão Dunar na Costa Nova, a Qualificação do Centro da Senhora dos Campos, o Reforço do Abastecimento de Água (Depósito da Gafanha da Nazaré) e Construção de Nova Adutora, a Qualificação do Parque de Estacionamento do Complexo Desportivo da Gafanha, a Qualificação do Skate Parque da Gafanha da Nazaré, a Requalificação da Rua D. Manuel Trindade Salgueiro, para além de diversas intervenções ao nível da manutenção de diversos edifícios municipais, do revestimento em tapete betuminoso e da requalificação de diversos espaços públicos, encontrando-se neste momento em fase de projeto diversas obras em vários pontos do município, a concretizar em breve, sobretudo nas áreas da Mobilidade, do Saneamento e da Cultura", é referido.