Ribau Esteves deixa nota pública aos aveirenses sobre a mudança na gestão dos transportes. Revela confiança no sucesso da operação mas assume que haverá erros iniciais a exigir uma intervenção de ajustamento ao longo do tempo.
O autarca confirma que há uma queixa por desvio de dinheiro da empresa Move Aveiro por um Funcionário dos transportes marítimos, estando em desenvolvimento o devido processo disciplinar e a devida participação crime ao Ministério Público.
Reafirmando a poupança de 1,2 milhões de euros, a autarquia vai investir um milhão de euros em passes sociais e escolares e nos quilómetros percorridos em serviço pelos autocarros e nas ligações fluviais.
O presidente da Câmara de Aveiro explicou também o agravamento de preços na linha de Cacia, a única a ser afetada na transição, e que está a motivar queixas da população. Diz que a nova operação da ETAC / Aveirobus, que arranca no primeiro dia do ano com novas viaturas, agrava os preços em Cacia pelo facto de ter estado a ser praticado “um valor mais baixo (nos últimos 4 anos) em desconformidade com as regras legais”.
“Agora, além de fazermos o pleno cumprimento das regras, o passe mensal dessa Linha custa 38€ e permite a utilização de todas as Linhas da Aveirobus, enquanto o passe atualmente utilizado que custa 27€ serve apenas para essa Linha, custando o passe para todas as Linhas da UrbAveiro (“urb total”) o valor de 40€”.
Lembra que os 38€ são valor idêntico ao praticado pela MoveAveiro até setembro de 2012 (quando a operação passou a ser feita pela UrbAveiro) e que a passagem da linha, com origem em Oliveira de Azeméis, “permitia economias de escala”.
Justifica ainda que a média de passes mensais emitidos para esta Linha nos últimos meses se fixou em 43, o que sendo importante para as pessoas envolvidas, “indicia uma oferta de transporte pouco atrativa para a comunidade”.
Nas ligações de Lancha e Ferry entre o Forte da Barra e São Jacinto, o autarca destaca a redução de tarifário motivada pela “redução da despesa e pelo aumento de receita por aumento de utilizadores que vamos ter no âmbito da operação da concessão”.
Na nota divulgada esta sexta, Ribau Esteves deixou agradecimento público aos trabalhadores municipais envolvidos neste processo e aos Sindicatos “pela forma elevada e responsável como o viveram”.
As informações com queixas e sugestões podem ser facultadas utilizando o email concessão.transportes.cma@cm-aveiro.pt e o espaço de “apoio ao cliente” do site www.aveirobus.pt ou o email apoiocliente@aveirobus.pt. Ao dispor estão os vários postos de atendimento presencial da Aveirobus, e no caso da CMA o novo espaço de atendimento no edifício dos Paços do Concelho.