Foram inauguradas, no sábado, duas obras em complexos desportivos no concelho, a pista coberta de tartan, no Estádio Municipal de Águeda, e a cobertura dos campos de Padel do Clube de Ténis de Águeda, que se traduziram num investimento do Município de 64.101,08 euros.
No que se refere à primeira empreitada, integralmente financiada pelo Município (25.663,58 euros), trata-se de um pavimento sintético em duas pistas/corredores de 115x3 metros, que foi colocado numa área coberta (na bancada inferior) do Complexo Desportivo do Estádio Municipal (EM) de Águeda, e que visa dar as melhores condições técnicas aos atletas para a prática e treino de atletismo, independentemente da condições atmosféricas.
Para além de proporcionar melhores condições de treino para os atuais atletas, esta intervenção será uma mais-valia para cativar novos praticantes para esta modalidade.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou, na sessão inauguração, o papel que o Município tem assumido de apoio à prática do Desporto, num acompanhamento junto dos vários clubes e associações desportivas de todo o concelho. Um esforço “e trabalho notável do pelouro do Desporto” que se reflete no “investimento que temos feito para criar as melhores condições para a prática desportiva”.
Em dia de aniversário do Recreio Desportivo de Águeda (RDA), que no próximo ano completará 100 anos, Jorge Almeida avançou que, neste momento, está em fase negocial a cativação de uma verba no âmbito do Programa 2030 para a reparação do relvado principal do estádio e a colocação da pista tartan à volta do campo.
Mário Cordeiro, Presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, frisou que “esta infraestrutura desportiva vai contribuir para o desenvolvimento cada vez maior do atletismo nas suas várias vertentes” e Rui Anjos, Presidente da direção do RDA, agradeceu o investimento realizado e a “parceria estratégica” com a Câmara Municipal.
Refira-se que, a par deste investimento, a Câmara de Águeda atribuiu, já este ano, um apoio de cerca 189 mil euros ao RDA para a substituição do relvado sintético do complexo estádio a e a aquisição de uma viatura elétrica, prevendo-se uma comparticipação no âmbito do Programa “Crescer 24”, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Associação de Futebol de Aveiro (AFA). Um investimento que é feito integrado numa política municipal de apoio aos clubes do concelho, no âmbito de um programa de requalificação dos relvados naturais e sintéticos para a prática de futebol.
Quanto à segunda empreitada inaugurada no sábado, a nova cobertura dos campos de Padel no Clube de Ténis de Águeda, possibilita um maior conforto e condições de segurança para os praticantes da modalidade. Trata-se de uma obra que foi financiada pelo Município de Águeda (no valor de 38.437,50 euros) e comparticipada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, ao abrigo do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas.
Um projeto que passou por algumas vicissitudes, recordadas neste momento de festa e celebração, com Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, a sublinhar que as peripécias fazem parte dos processos de construção, seja do ponto de vista desportivo ou outro. “Todos os que nos envolvemos nas causas públicas, na promoção e prestação do bem público, temos de ter persistência, resiliência, muita força de vontade e não desistir de forma alguma”, virtudes, disse, "que caracterizam o Clube de Ténis de Águeda na concretização deste projeto. No final, o relevante é envolver a comunidade e ver um cada vez maior número de praticantes desportivos, que é, no fundo, a grande missão do Município, contribuir para a criação das melhores condições para a prática de Desporto por todo o concelho".