Biblioteca da Gafanha da Nazaré assume aposta em recursos digitais.

Mariana Ramos assume a Biblioteca da Gafanha da Nazaré como espaço de “nova geração” com aposta em ferramentas digitais e formação para utilizadores nesta área.

A vereadora com o pelouro da cultura assinalou a reabertura do espaço do antigo pólo de leitura, agora sob a designação de Biblioteca, como marcante para a cidade pela introdução de novas valências nomeadamente na área da digitalização (com áudio).

Aposta no acesso ao Press Reader, plataforma digital de acesso a mais de 7000 jornais e revistas do Mundo inteiro, entre outras soluções mais tradicionais.

O local está equipado com computadores e Wi-Fi para utilização gratuita.

Desde maio de 2024, o Município de Ílhavo vinha disponibilizando as habituais valências de biblioteca no Convés da Fábrica das Ideias mas esta semana assinala o regresso às antigas instalações também na Fábrica, depois de renovados equipamentos (com áudio).

Mantém os habituais serviços de empréstimo domiciliários de livros, jogos, DVD e CD e possibilita a consulta de jornais diários.

A reabertura aconteceu, esta terça, na data em que se assinalava o Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas.

Com a retoma dos serviços de Biblioteca surgem iniciativas como “Ferramentas Web para Todos” e “História do Dia…” com aposta na aquisição de competências digitais, navegação segura na internet e utilização de serviços online.

A forma como se deu a reabertura do espaço e a mudança de nomenclatura mereceu críticas do principal partido da oposição que considerou esta operação uma forma de tentar levar os cidadãos ao engano.

 

Imagem: CMI