Arranca na próxima semana a pavimentação de mais um troço da antiga EN 109, em Aveiro, no percurso entre a ponte sobre a Estrada de São Bernardo, junto ao Pingo Doce, e o viaduto sob a Rua General Costa Cascais, em Esgueira, numa extensão de 2,5 km.
A intervenção representa um investimento autárquico de 253 mil euros (+ IVA), a cargo da empresa Rosas Construtores, e prevê a substituição do betuminoso existente, bem como a renovação da sinalização vertical e horizontal.
A obra obriga a condicionamentos à circulação com suspensões alternadas e sinalização de vias alternativas.
A empreitada terá início no troço compreendido entre o viaduto sob a Rua General Costa Cascais e a rotunda do “Rato”, obrigando à supressão de uma das faixas de rodagem em cada sentido.
Posteriormente e à medida que a empreitada se for desenvolvendo para Sul, o tráfego será desviado pelas avenidas novas junto à estação e ao pavilhão do Galitos.
A todos os utilizadores desta via, a CMA aconselha a descarregarem a APP “Aveiro”, para que possam ser notificados sobre os condicionamentos em tempo real.
Também na próxima semana terão inicio os trabalhos de reabilitação da Rua do Gravito e da Rua do Carmo.
Investimento de 516 mil euros (+IVA), com um prazo de obra previsto de 10 meses, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro/PEDUCA, cofinanciado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020.
Com esta intervenção serão qualificadas as zonas de circulação pedonal, privilegiando o peão face ao automóvel.
Toda a Rua do Gravito passará a ser uma plataforma única sobrelevada de zona partilhada e a Rua do Carmo manterá o perfil existente de passeios e arruamento betuminoso.
Será reformulada a rede de drenagem de águas pluviais e a rede de iluminação pública, bem como a rede de abastecimento de água (intervenção previamente realizada pela empresa Águas da Região de Aveiro).
A empreitada irá desenvolver-se em três fases distintas começando pelo eixo da Rua do Gravito até ao cruzamento com a Rua Alberto Soares Machado (com duração prevista de 3 meses).
Segue-se a segunda fase entre o Cruzamento com a Rua Alberto Soares Machado e a Rua do Carril (com duração prevista de 4 meses) e a terceira até ao cruzamento com a Rua Eng.º Oudinot (com duração prevista de 3 meses).