O Reitor da Universidade de Aveiro confessa preocupação pela integração dos Ministério da Educação e do Ensino Superior na mesma estrutura, com o regresso ao modelo que tem o ensino superior sob alçada de um Secretário de Estado.
O também presidente do Conselho de Reitores de Universidades Portuguesas não esconde que este é um modelo que levanta várias interrogações.
Presente na abertura das V Jornadas da Educação, falou dos desafios futuros para o setor do ensino e revela que teve oportunidade de entregar ao novo primeiro-Ministro um caderno sobre temas que marcam a vida das instituições de ensino.
Paulo Jorge Ferreira teme efeitos negativos do fim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (com áudio)
Às preocupações do Reitor da Universidade de Aveiro respondeu o presidente da Câmara de Aveiro.
Ribau Esteves, também presente na abertura das Jornadas de Educação, confessa que a integração dos diferentes graus de ensino sob o mesmo chapéu da educação é uma aposta integradora e que faz falta da qualificação da cadeia de ensino.
O autarca pede mobilização para fazer funcionar uma estrutura que deve estar intimamente ligada (com áudio)
Os discursos na abertura das Jornadas de Educação.
Organização do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade de Aveiro em três dias de debate sob o tema “Educação em Transformação: Questionar, Refletir, Agir”.
Este ano o evento procura olhar para a Educação em mudança tendo em conta a perspetiva dos docentes.
Temas como a conciliação da vida pessoal e profissional, a formação contínua dos professores e a saúde mental dos docentes estão em destaque.
Jorge Adelino Costa, Diretor do Departamento de Educação e Psicologia, aproveitou a oportunidade para promover ações que assinalam os 50 anos do 25 de Abril.
Destaca um evento no dia 10 de Abril com desafio a alunos e professores (com áudio)
No programa destacam-se, a mesa-redonda “O meu “normal” é igual ao teu?”, constituída por Fátima Clemente (Psicóloga escolar), Paula Duarte (Coordenadora Polo IAC- Coimbra), Henrique Pereira (Docente no Colégio Português) e António Neto Mendes (CIDTFF, UA), falará sobre que problemas colocam em causa a qualidade da educação das crianças, e sobre condições precárias dos professores com o congelamento das carreiras e mudança do local onde leciona.
Intitulada “Em que língua se ensina o mundo?” a mesa-redonda que conta com a participação de Rosa Faneca (CIDTFF, UA), Luís Pinheiro (Presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo), Joaquim Pires Valentim (Docente UC) e Catarina Gaspar (Docente UL), abordará estratégias para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades e origens, e como e porque é necessário abordar questões internacionais na sala de aula, promovendo a consciência global.
Ana V. Rodrigues (CIDTFF, UA), com David Freitas (Rota dos Povos) e Lúcia Matos (Docente EB de Ílhavo), estará na mesa “Só tenho isto?” onde será discutido como otimizar recursos limitados para melhorar a qualidade da educação, e de que forma um professor pode combater estas dificuldades.
Marlene Miguéis (CIDTFF, UA) modera a mesa “Vou ensinar como aprendi?” onde participam Emília Bigotte (Docente ISEC), Margarida Reis (Vereadora da Câmara Municipal de Óbidos) e Miguel Pombeiro (Secretário Intermunicipal Médio Tejo), onde se falará sobre diversos modelos de educação associados aos diferentes ciclos de ensino, trazendo exemplos práticos de ambientes inovadores de aprendizagem.
Erika Ribeiro (CIDTFF, UA) irá moderar a última mesa-redonda constituída por Cristiana Almeida (Coordenadora da Iniciação da Escola da Ponte), Rosa Sousa (Coordenadora Geral do Projeto da Escola da Ponte), Vânia Carlos (CIDTFF, UA) e Maria Vânia Nunes (Docente ICS-UCP).