Paula Urbano Antunes assume a recandidatura à liderança da concelhia de Aveiro do PS.
Em carta enviada aos militantes, a atual presidente da concelhia que assumiu os destinos da estrutura partidária em 2022 propõe-se dar continuidade ao trabalho em curso.
Depois de ter passado por eleições antecipadas para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, em novembro de 2022, eleições internas no PS em dezembro de 2023 e eleições antecipadas para a Assembleia da República, em março de 2024, a dirigente que se propôs relançar a vida interna do PS e o diálogo com a sociedade civil, considera que a “democracia está bem viva” dentro do partido e que é tempo de continuar o trajeto que conduzirá às eleições autárquicas de 2025.
Depois de 20 anos de afastamento do poder, o PS diz que enfrenta o desafio de tentar voltar à liderança.
Paula Urbano assegura que o trabalho de base está feito e a preparação para as autárquicas de 2025 já está em curso.
“Falta pouco mais de um ano para terminar um ciclo político de 20 anos de gestão autárquica protagonizada pelo PSD/CDS. 20 anos de ausência de obras estruturantes. 20 anos de investimento no acessório e de esquecimento do essencial. Investimento, apenas no centro da cidade. A aposta na gentrificação é uma aposta ganha pelo atual executivo camarário. A freguesia do centro da cidade vê os seus naturais serem substituídos por habitantes de classe média alta e por atividades económicas ligadas ao turismo. As freguesias limítrofes perdem equipamentos, não retêm ou atraem população, apresentam um espaço público degradado e as vias de acesso às mesmas carecem de manutenção. A participação dos cidadãos nas tomadas de decisão é vista como desnecessária. O facto de se terem ganho eleições é entendido como um mandato para agir, sem ouvir, e para não ouvir, quando se pede para agir”, declara Paula Urbano na carta enviada aos militantes.
A presidente assume a recandidatura com o propósito de prosseguir com o trabalho.
“O Partido Socialista quer mais e quer melhor para Aveiro. Somos um partido jovem, com 51 anos de vida, acabados de fazer, que não esmorece perante as adversidades e que se norteia pelos valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Pelo sonho é que vamos. Para transformarmos a realidade”.
As eleições estão marcadas para dia 5 de Julho e as listas candidatas podem ser apresentadas até às 22 horas do dia 27 de junho.