Sem consenso com o PS mas com uma lista alargada.
Aveiro homenageia 13 personalidades e instituições no Feriado Municipal.
Desporto, cultura, academia, associativismo, atividade empresarial e social são áreas abrangidas.
Apesar dessa falta de consenso, a maioria diz que o processo decorreu de “forma participada, transparente e em cumprimento do regulamento em vigor”.
“A Câmara Municipal de Aveiro envolveu, para o efeito, associações do concelho, clubes desportivos e juntas de freguesia, que foram convidadas a indicar personalidades, entidades e instituições com contributo relevante para o desenvolvimento do território e da comunidade aveirense”.
O PS esclarece que a falta de consenso não se relaciona com as personalidades mas com o método seguido pela autarquia.
Afirma que na reunião de Câmara de 23 de abril os vereadores foram surpreendidos com uma lista de 18 distinguidos, “apresentada sem discussão prévia”.
“Respeitando a metodologia pluralista seguida em anteriores mandatos, o Partido Socialista insistiu em apresentar três individualidades e uma entidade coletiva para serem distinguidas. Figuras relevantes da comunidade aveirense. Poucas horas antes da Reunião de Câmara de 28 de abril, o Presidente da Câmara apresentou uma nova lista com 13 distinguidos, incluindo apenas uma das propostas apresentadas pelo Partido Socialista”.
Jaime Borges (Medalha de Mérito Municipal em Ouro), António Canas (Medalha de Mérito Municipal em Ouro), João Barbosa (Medalha de Mérito Municipal em Ouro), Gualter Barros (Medalha de Mérito Municipal em Ouro), Helena Carapina (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Anastácio Almeida Simões (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Carolina Duarte (Medalha de Mérito Municipal em Prata ), Domingos Gaspar (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Academia Karate Shotokan (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Clube de Judo IPPON (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Clube de Ténis de Aveiro (Medalha de Mérito Municipal em Prata), Escola Gímnica de Aveiro (Medalha de Mérito Municipal em Prata) e Lions Clube de Santa Joana Princesa (Medalha de Mérito Municipal em Prata),
A Sessão Solene contará com os discursos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Souto de Miranda, e do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe.
Santa Cruz é o município convidado nas celebrações do Feriado Municipal de Aveiro.
A ligação ao Município cabo-verdiano em destaque no primeiro feriado organizado pela nova liderança política do Município.
Luís Souto Miranda anuncia festa entre 6 e 16 de Maio tendo o dia 12 de Maio, dia da padroeira Santa Joana, como feriado municipal.
O Município de Santa Cruz, de Cabo Verde, será o convidado destas celebrações, reforçando os laços culturais e institucionais entre os dois territórios, cuja geminação remonta a 1993. Neste contexto, destaca-se o concerto de Lurano dia 11, véspera do feriado, na Praça da República.
Do programa destacam-se as comemorações do Feriado Municipal de dia 12 de maio que iniciam com o soar dos sinos da Sé e da Igreja de Jesus.
A Eucaristia realiza-se pelas 10h00 na Sé de Aveiro, seguindo-se, às 11h30, o hastear das Bandeiras na Praça da República, acompanhado do Hino da Cidade e da Guarda de Honra.
Às 11h45, nos Paços do Concelho, tem lugar a Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.
A tradicional procissão parte da Sé às 16h00.
Os Museus de Aveiro estarão abertos com entrada gratuita entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 12h30 e as 18h00 e o Museu Santa Joana estará aberto em contínuo.
Outra das propostas é o Baile Iluminado que irá acontecer no dia 9 pelas 21h00 no Parque de Exposições.
A partir de uma encomenda do Município de Aveiro para construir um espetáculo de Artes de Rua Comunitário, em Co-Direção Artística, a Companhia Radar 360º e Paulo Zé Neto criaram esta performance multidisciplinar.
O espaço público de Aveiro irá transformar-se num palco para um espetáculo ao ar livre, com um momento artístico que propõe uma experiência coletiva que cruza música, movimento e luz.
A encenação é de António Franco de Oliveira, a coordenação plástica de Julieta Rodrigues e a direção musical de Paulo Zé Neto.
Assente na valorização do tecido associativo local, juntamente com profissionais qualificados na área da música e do movimento, esta criação promove a participação ativa da comunidade.
No dia 16 de maio será desenvolvido um programa celebrativo do Dia dos Mártires da Liberdade: às 17h00 na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas será realizada uma cerimónia com deposição de flores e intervenção artística pelo Duo ViolãoCello.
À noite, pelas 21h30, será apresentada a instalação de Videomapping “1828: Mártires da Liberdade” na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas.
Trata-se de uma criação multidisciplinar de videomapping, luz e performance que revisita um dos períodos mais importantes da História de Aveiro.
A obra irá transformar a zona envolvente ao Obelisco da Liberdade num palco imersivo e irá mostrar a história dos ideais liberais e a sua coragem contra a opressão absolutista, evocando as vozes silenciadas daqueles que lutaram pela liberdade.