João José Ferreira encabeça a lista do Partido Ecologista “Os Verdes” na lista Coligação Democrática Unitária pelo círculo eleitoral de Aveiro.O PEV concorre à eleição para deputados à Assembleia da República no quadro da CDU tendo como candidatos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro João José Ferreira, Cláudia Barata e Hélio Guilherme.
O primeiro candidato tem 63 anos e passado no executivo da Junta de Freguesia de Vera Cruz (2001/2005).
Foi eleito membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do PEV. Membro do PEV.
Cláudia Barata, de 24 anos, é investigadora e doutoranda em Ciências do Desporto e Hélio Guilherme, de 57 anos, Engenheiro de Qualidade, foi Membro do Conselho Nacional do PEV e tem como experiência política a eleição na Assembleia Municipal da Azambuja (1997/2001).
Fora do Parlamento nas eleições de 2022, o PEV procura garantir presença na próxima composição.
“Com PEV ausente do Parlamento, reverterem-se matérias e investimentos que havíamos alcançado na conservação da natureza, e recuou-se em matérias ambientais com a imposição do simplex ambiental pelo Governo, um recurso engenhoso para livrar os grandes negócios das avaliações de impacto ambiental, como os megaprojetos energéticos”, afirma o Partido na nota que anuncia a lista de candidatos.
Mesmo fora do Parlamento, diz que tem mantido o distrito de Aveiro no centro da ação política.
“Entre várias matérias, suscitaram diversas questões relacionadas com a poluição dos recursos hídricos (e.g. ribeiras da Feira e rio Cértima), a necessidade de preservação da natureza (e.g proliferação de espécies invasoras), a falta de acessibilidades e segurança rodoviária, a degradação dos serviços de saúde e outros serviços públicos, a necessidade de reabilitação de escolas, o bem estar animal (e.g. abrigo de animais de Canedo), entre tantos outros assuntos, a que o PEV deu corpo, ampliando a voz das populações do distrito”.
Os Verdes assumem como prioridades mitigar e promover a adaptação às alterações climáticas; Preservar a biodiversidade; Diminuir a pegada ecológica; Garantir o direito à habitação; Salvar o Serviço Nacional de Saúde; Defender uma escola pública de qualidade; Estimular o acesso à cultura; Promover a igualdade; Fomentar uma justa repartição da riqueza; Combater a corrupção e garantir a transparência.