Aveiro avisa que revisão do PDM de Ílhavo deve considerar ligações entre Municípios e reabilitação do Lago do Paraíso.

Aveiro diz que a revisão do PDM de Ílhavo deve dar atenção à articulação da 4.ª fase da Via de Cintura Externa de Ílhavo (Coutada) com a Via Panorâmica de Aveiro (Verdemilho) e ao projeto de projeto de reabilitação do Lago do Paraíso.

Contributos formais de Aveiro que endereçou a sua participação aos serviços da Câmara de Ílhavo.

Assume que há áreas de “identificação de interesses específicos a salvaguardar na área abrangida pela revisão do Plano Diretor Municipal de Ílhavo.

Entre os interesses a salvaguardar, destaca-se a necessidade de garantir uma “articulação adequada e eficiente” entre a 4.ª fase projetada da Via de Cintura Externa de Ílhavo (na zona da Coutada e da Medela) e a Via Panorâmica de Aveiro (em Verdemilho).

A CMA sublinha a importância de prever, em sede de revisão do PDM de Ílhavo, os necessários corredores e nós viários, compatíveis com os requisitos de tráfego e segurança, integrados no modelo de mobilidade intermunicipal que servem os espaços urbanos das Cidades de Ílhavo e de Aveiro.

Quanto ao Lago do Paraíso, o alerta volta-se para o projeto de reabilitação promovido pela “RiaViva e Litoral da Região de Aveiro”.

A área lagunar faz a ligação de áreas limítrofes dos Municípios de Aveiro e Ílhavo e exige, segundo a autarquia, “uma abordagem coordenada de ordenamento, prevenindo usos incompatíveis e garantindo a proteção e valorização dos recursos naturais, o reforço da atratividade turística e a qualificação ambiental, com a devida interligação ao Parque de Ciência e Inovação existente no Município de Ílhavo e que tem previsto crescimento para o Município de Aveiro”.

O terceiro pilar da participação é a expansão do Porto de Aveiro para São Jacinto.

A Câmara de Aveiro reafirma oposição à expansão da área de operação portuária para a margem norte da barra da Ria e do Porto de Aveiro, nomeadamente para São Jacinto.

Diz que tal operação, que tem vindo a ser falada, levanta “preocupações sérias no plano ambiental, social e territorial, com impactes diretos na proteção da Ria de Aveiro, na salvaguarda de ecossistemas sensíveis e na qualidade de vida das populações locais”.

Defende que a Administração do Porto de Aveiro deve centrar-se na área consolidada no Terminal Norte (Município de Ílhavo) e no Terminal Sul (Município de Aveiro).

A participação pública é assumida como “contributo” para a “promoção de um desenvolvimento sustentável e equilibrado, numa perspetiva intermunicipal articulada que garanta uma abordagem territorial coerente, salvaguardando os interesses públicos e ambientais partilhados entre os dois Municípios”.