Aveiro assinala o primeiro ano de operação do Ferryboat elétrico Salicórnia.
No dia em que a hasta pública para desmantelamento do antigo ferry ficou deserta, a autarquia salienta os resultados do primeiro ano de funcionamento da nova embarcação.
Inaugurado a 2 de fevereiro de 2024, o Salicórnia custou aproximadamente 9 milhões de euros, cofinanciados pelos Fundos Comunitários do POSEUR / Portugal 2020, no valor de 2,25 milhões de euros.
Um ano depois, a autarquia revelada dados sobre essa operação.
Em 2024 foram transportados 202.869 passageiros, o mais elevado número anual desde 2012, batendo o recorde de 2016 com 199.117 passageiros.
Agosto foi o mês de maior movimentação com 36.216, batendo o recorde anterior detido pelo mês de agosto de 2016 com 28.493 passageiros (+27%).
O mês em que a praia tem mais movimento e os espetáculos de verão marcam o calendário registou-se afluxo acima da média.
A frequência assinala, ainda, os meses de maio, julho, setembro e dezembro como alguns dos mais movimentados.
Foi também ano de problemas em operação.
A autarquia justifica como “período de aprendizagem de funcionamento do novo navio”, “formação e adaptação das equipas gestoras da operação de transporte público fluvial” e gestão do sistema de carregamento.
“Registe-se no entanto que o número de dias de não operação e de carreias suprimidas com o Ferryboat Salicórnia neste seu primeiro ano de operação, foram muito inferiores aos ocorridos em qualquer dos anos da operação do Ferry Cale de Aveiro”, refere a Câmara de Aveiro em nota de balanço.
Na lista de investimentos para o curto e médio prazo anuncia-se a preparação de uma operação de manutenção dos dois Cais existentes (garantindo a sua vida útil por mais dois anos), assim como de um concurso público de conceção / construção / instalação de dois novos Cais de atracação devidamente licenciados para a operação de transporte marítimo, que substituirão os atuais dada a sua idade e estado de conservação.