A plataforma cultural sonhada pelos autarcas das capitais de Distrito da A25, ainda com Almeida Henriques em vida, está pronta para promover espetáculos no eixo da A25.
Aveiro, Viseu e Guarda relançam, no campo da cultura, um eixo que chegou a estar ativo quando a luta era pela criação de uma via segura entre Aveiro e Vilar Formoso e que chegou a mobilizar as autarquias e as comunidades locais.
Agora, a alavanca é a cultura.
Cada Município vai apresentar ideias de programação ajustados à sua aposta e com isso tentam atrair turistas que possam partilhar a presença em cidades diferentes com propostas complementares.
A autarca de Viseu, que ocupou a presidência depois do falecimento de Almeida Henriques, lembrou o empenhamento e a vontade de fazer germinar um projeto de futuro. (com áudio)
Esta é uma iniciativa liderada pelo Município de Aveiro em conjunto com o Município da Guarda, o Município de Viseu e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal numa parceria estratégica, estruturada como uma operação de programação cultural em rede e que irá fortalecer a ligação entre estes municípios.
Ribau Esteves relembra que há uma tradição no esforço conjunto destes municípios em defesa dos eixos de ligação. A cultura e o turismo são a nova 'mola' deste encontro de vontades. (com áudio)