O PS afirma que “transportes e mobilidade” estão no topo das queixas ouvidas no decorrer dos debates colaborativos.
Transportes, governação local e educação figuram na primeira linha das preocupações apontadas nos 'Diálogos colaborativos' organizados pela concelhia socialista.
A candidatura 'Todos somos Aveiro' apresenta agora a análise dos "problemas e anseios" identificados aquando do recente ciclo de debates aberto à comunidade aveirense na sequência do compromisso cívico assumido por Manuel Oliveira de Sousa, cabeça-lista para o executivo camarário nas eleições autárquicas de outubro próximo.
Depois de cerca de 150 participações de cidadãos ao longo das primeiras sessões, a recolha de contributos prossegue nas freguesias, tendo em vista posterior sistematização em sede de programa eleitoral.
Os transportes e mobilidade (32%) ocupam o topo da hierarquia com referências a deficientes ligações periferia-centro (transporte público, em particular, e rede viária), mas também a aspiração por uma mobilidade mais sustentável (triângulo peãobicicleta-espaços com acessibilidade para todos).
Com 17% de intervenções surge o tema da governação local, denotando a vontade de mais e melhor comunicação da ação da Câmara, mais transparência nas decisões e mais acesso dos cidadãos à autarquia. Na educação, com 12%, para além do transporte escolar, surgem referências à conservação do equipamento e a articulação escola-município na gestão (abandono e insucesso escolar, auxiliares de ação educativa e promoção do desporto, lazer e campos de férias).
Os temas da cultura e desporto (7%) dizem respeito à falta de coordenação da ação, junta-se a falta de apoio e de envolvimento das coletividades e a ausência de uma política para a juventude.
Entre as muitas ideias avançadas, o destaque vai para a necessidade de pensar o território enquanto espaço amigo dos idosos e das crianças e de interação entre gerações, e espaço de oportunidades de emprego e formação e de inclusão dos mais jovens.
Manuel Sousa afirma que “há uma maioria silenciosa que quer mudar Aveiro”. A nossa disponibilidade é total e motivada no serviço aos aveirenses, para com as pessoas e com pessoas dar voz e vez a todos”.