Manuel Assunção é o mandatário da candidatura da AD em Aveiro e Isménia Franco a mandatária sénior.
Dois nomes apresentados, esta noite, no Teatro Aveirense, no lançamento das candidaturas às Juntas de Freguesia de Aveiro em projeto político liderado por Luís Souto Miranda.
O antigo reitor da Universidade de Aveiro que já tinha sido mandatário de Fernando Caçoilo, em Ílhavo, fez a defesa do perfil do candidato da Aliança Democrática.
Considera que Luís Souto dá garantias ao apresentar visão “criativa e ambiciosa” e pronto para “afastar lógicas megalómanas que desprezam a qualidade de vida”.
Encontra reunidas condições ao nível do “perfil pessoal” e das “capacidades técnicas e políticas”.
A sessão no Teatro Aveirense marcada por críticas à candidatura do PS liderada por Alberto Souto Miranda.
Luís Souto diz que há sinais que apontam para a criação de uma nova imagem gráfica como solução para apagar marcas do passado.
“Eles já não vermelhos, agora são verdes, ou como se dizia antigamente melancias, verdes por fora mas vermelhinho, o vermelhinho da geringonça de esquerda está lá, ainda que esteja escondido por dentro”.
Para Luís Souto Miranda, a escolha do Professor Manuel Assunção reconhece o mérito de quem, como Magnifico Reitor, teve “uma visão verdadeiramente cultural para a UA, e Aveiro tributária dessa sua visão, só pode estar reconhecida”, algo que, recorda, lhe valeu “a Medalha de Ouro”, outorgada pelo município.
Manuel Assunção “nunca se enclausurou numa redoma de vidro no alto da sua cátedra, nem se deslumbrou com a sua prerrogativa de Magnifico Reitor”, pois sempre foi magnifico na “sua profunda relação com as pessoas e as instituições de Aveiro”.
Por tudo isto vale, por si só, “por uma qualquer Comissão de Honra, ou se quisermos, Comissão de Vaidades”.
Com a aceitação do convite feito, Manuel Assunção passará a ser, de forma natural “o primeiro dos conselheiros” da campanha.
“Confiamos muito no seu saber, na sua sensibilidade, no seu conhecimento, para melhorarmos, cada vez mais, esta que também é a sua terra”.
Manuel Assunção retribui os elogios do candidato.
“As qualidades políticas e de gestão, mas não menos as qualidades de personalidade são determinantes. O Luís Souto é alguém que logo muito jovem, por opção própria, tomou contacto com o mundo do trabalho. Também por escolha pessoal, desde muito cedo, viajou para fora do país e ganhou mundo. E fez muito bem. É uma pessoa empreendedora, mas, ao mesmo tempo, sabe estar próximo e ouvir as pessoas, presta-lhes efetivamente atenção e acarinha as boas ideias que lhe trazem”.
Isménia Franco é mandatária sénior.
Com uma vida dedicada às causas sociais e vida política, é responsável pela criação do centro comunitário da Vera Cruz, onde se manteve como presidente da direção até 2022.
Politicamente, desempenhou vários cargos políticos e partidários, foi membro da assembleia e tesoureira no executivo da freguesia da Vera Cruz.
No PSD, integrou várias comissões políticas concelhias, foi Vice-Presidente da Distrital, presidente do Secretariado Distrital dos TSD, mas o maior destaque foi a sua eleição como Deputada da Assembleia da República, pelo círculo de Aveiro, em três legislaturas.
“Uma mulher cheia de garra e energia, sempre ao serviço de causas, uma aveirense de gema e coração”, afirma Luís Souto Miranda que apresenta Isménia Franco como alguém que “personifica o compromisso no diálogo intergeracional, na valorização muito clara da qualidade de vida da população sénior”.
Isménia Franco realça a capacidade descentralizadora de Luís Souto.
“Este é um projeto que aposta numa gestão descentralizada e colaborativa, valorizando o papel das Juntas de Freguesia como parceiras essenciais na construção de soluções eficazes e ajustadas às realidades locais. É com grande satisfação que reconhecemos a qualidade das escolhas para liderar essas freguesias – pessoas com genuína motivação pelo bem das suas terras”.
João Jubero, Mandatário de Juventude, é a escolha para o eleitorado mais jovem.
Nascido e criado na Vera Cruz, tem ligação ao associativismo juvenil e desporto, tendo, inclusivamente colaborado com a AICEP em Timor-Leste, em contexto de desenvolvimento económico e relações externas.
Para Luís Souto Miranda, João Jubero foi a “escolha certa”, sobretudo por ter sido a opção “dos mais jovens”, que viram no Mandatário da Juventude “as qualidades de dinamismo e de representação dos valores da juventude atual”.
“Obrigado por teres aceitado dar a cara por um projeto, pois cada vez há menos a estarem dispostos a arriscar um compromisso e, ainda menos, um compromisso político”.
João Jubero diz que o candidato à autarquia foi determinante na sua participação com o processo autárquico.
“Conheço a cidade por dentro, com os pés no chão, e como jovem, sei bem os desafios que enfrentamos. A dificuldade em aceder a habitação a preços justos; a mobilidade limitada por falta de alternativas sustentáveis; a preocupação crescente com o espaço público, e com oportunidades culturais e de emprego que retenham os jovens”.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a apresentação dos dez candidatos às juntas de freguesia do concelho.
Catarina Barreto, em Aradas; Nelson Santos, em Cacia; Miguel Silva, em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz; Sara Rocha, em Eixo e Eirol; Rui Cordeiro, em Esgueira; Pedro Mónica, em São Bernardo; Óscar Ratola, em Santa Joana; Carolina Santos, em Oliveirinha; Cristina Gonçalves, em São Jacinto; e Glória Leite, na Glória e Vera Cruz foram chamados ao palco para receberem o aplauso dos mais de 500 apoiantes presentes no Teatro Aveirense.
“Em todas as escolhas o meu critério foi guiado pelos superiores interesses de Aveiro. Acredito que no balanço das vossas vidas, esta aventura terá para sempre um especial sentido – a certeza que ao darem este passo ajudara, a defender a Democracia em Portugal. A certeza de que à tendência para o egoísmo e individualismo prevalecentes na nossa sociedade – vocês responderam com uma clara afirmação de cidadania, de amor às vossas e nossas terras, de solidariedade e espírito de missão”, concluiu Luís Souto.