Luís Souto Miranda reafirma compromisso com o legado de Ribau Esteves na Câmara de Aveiro mas pronto para inovar e levar mais longe o esforço de desenvolvimento do Município.
Habitual nos discursos é a sinalização políticas responsáveis com cabimentação orçamental.
O candidato da AD à Câmara de Aveiro deixou referências que são recados para o principal partido da oposição, em candidatura liderada pelo seu irmão, Alberto Souto.
“Não estamos aqui para prometer tudo a todos — estamos aqui para continuar a servir com responsabilidade, com verdade e com os pés assentes no chão. Não confundimos ambição com imprudência. A nossa proposta é de levar Aveiro para frente, enquanto a oposição propõe a política do stop, do para tudo, do desfaz o que foi feito. Chegam a propor rasgar contratos o que descredibiliza e mina a confiança no município. Afastam empresários, e com eles o investimento e a criação de riqueza. Dizem-se socialistas mas ameaçam os trabalhadores e o emprego de quem precisa para sustentar uma família. Nós sabemos que os cidadãos não precisam de promessas vazias. Precisam de compromissos sérios, realistas e cumpríveis. E é exatamente isso que trazemos: propostas concretas, pensadas com rigor, cada compromisso que assumimos é um passo seguro, não um salto no escuro”.
Luís Souto em fim de semana de apresentação de candidatos às Juntas de São Bernardo e Oliveirinha.
O cabeça de lista da Aliança “Mais Aveiro” que tem vindo a assegurar “eixo de continuidade” com o “excelente trabalho nos últimos anos” e solidário com o projeto liderado por Ribau Esteves, manteve em São Bernardo linhas já desenhadas pelo atual executivo.
Afirma-se orgulhoso do legado e, no caso de São Bernardo, onde a saída de Henrique Vieira, por limitação de mandatos, abre espaço à entrada de novo autarca, Luís Souto apresentou Pedro Mónica como cabeça de lista assegurando compromisso com os dossiês em marcha.
Os candidatos assumiram a vontade de resolver a questão do antigo edifício do ex-centro de saúde mental.
Luís Souto diz que ter relação de proximidade com o Governo pode ser fator decisivo.
“Assumo, de forma clara e sem hesitações, que este será um dossiê prioritário desde o primeiro dia do nosso mandato. Vamos pôr mãos à obra, resolver o problema e dar nova vida a um espaço e criar uma nova centralidade para São Bernardo e para Aveiro. Logo após a eleição, iniciarei as negociações formais com o governo e com todas as entidades competentes para garantir uma solução definitiva, que respeite e defenda os interesses de São Bernardo e de todo o concelho de Aveiro. A verdade é que ter uma boa relação com o governo é decisivo para o município”.
A criação da futura Alameda Padre Félix mereceu sinal de aprovação dos dois candidatos e a expansão do parque urbano da freguesia considerada “obra fundamental para o presente e o futuro de São Bernardo”.
Falou-se, ainda, do “corredor ecológico” que liga São Bernardo à zona da rotunda do parque de Feiras, da valorização da Aldeia Desportiva de São Bernardo e da retirada de amianto de edifícios públicos.
Quanto ao setor da saúde, Souto concorda que é necessário dar salto de qualidade apelando, mais uma vez, à importância da articulação com o Governo.
“Será também dessa articulação que nascerá a resposta certa para outra prioridade absoluta: os cuidados de saúde primários. A população merece acesso digno, próximo e eficaz”.
No campo das acessibilidades anunciou aposta na nova via de ligação até à Estrada Nacional que liga Aveiro a Mamodeiro e no setor cultural e associativo, foi defendida a importância da obra do Centro Cultural.
Nas mais recentes intervenções sobre a ação do Governo, Luís Souto demonstrou confiança na concretização de dossiês como a ampliação do hospital e na concretização de uma ligação ferroviária a Salamanca.
Aproveitou a recente visita do Ministro Miguel Pinto Luz, que ordenou estudos e projetos, para sublinhar os méritos de quem está no terreno.
“Para quem andou por aí a espalhar a descrença e o desânimo, para quem tenta sistematicamente iludir os aveirenses, aqui está a clarificação necessária. O atual presidente da Câmara Municipal de Aveiro tem tido um total empenho neste tema estratégico para o futuro de Aveiro, da região e do país. Sendo, como espero, eleito em outubro, a concertação com o governo será permanente e muito vantajosa para Aveiro, neste como em vários dossiês relevantes para o nosso município”.